Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Itec e Seinfra participam de conferência sobre a plataforma BIM

A nova tecnologia possibilita transparência, inovação e produtividade nas obras públicas

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec), Christiano Mendonça, está participando, em São Paulo, do BIM Fórum Conference, o maior evento sobre Building Information Modelling (BIM) da América Latina, que traz como tema #AgoraÉBIM. O evento teve início nessa segunda (22) e se encerra nesta terça-feira (23).

Também participam da conferência, o assessor especial do Itec, Teógenes Café, do gerente de TI Gerônimo Guizelini, e da superintendente de Obras, Júlia Cleto, ambos da Secretara de Infraestrutura de Alagoas.

A realização do evento decorre da aplicação da nova Lei de licitações e contratos, Lei n° 14.133/2021, que determina a adoção preferencial da Modelagem da Informação da Construção – BIM para obras e serviços de engenharia e arquitetura, possibilitando transparência, inovação e produtividade nas obras públicas.

“A plataforma BIM prevê erros e, consequentemente, reduz custos, dando maior transparência e qualidade às obras públicas. Ela é a base da transformação digital na engenharia, arquitetura e construção, sendo a evolução necessária para que Alagoas cresça também nessa área com um modelo inteligente que possibilita integrar os dados desde o planejamento, o projeto até a construção e as operações, traduzidos em menos recursos, mais visão e menos tempo”, explicou o diretor-presidente do Itec.

Artigos Relacionados

Durante os dois dias de evento estão sendo exibidos painéis e palestras sobre a nova lei de licitações e as exigências BIM em obras públicas; abordagem sobre a Lei 14.133/2021 que irá substituir a antiga Lei de Licitações 8.666. Com abrangência federal, estadual e municipal, incluindo autarquias, a nova lei estabelece o uso preferencial de BIM em serviços de obras públicas. Nesse painel, representantes do TCU (Tribunal de Contas da União), governo e legislativo, vão debater sua visão sobre a exigência de BIM nessa lei e seus impactos para os órgãos públicos.

Outro tema abordado é sobre as peculiaridades de aplicação do BIM em diferentes tipos de obras de infraestrutura realizadas pelo poder público. A palestra Análise de projetos e fiscalização de obras públicas com BIM foca nos principais usos de BIM necessários para órgãos públicos, especialmente os que não desenvolvem projetos internamente.

Mais uma abordagem prevista é sobre empreendimento vivo, o próximo passo da transformação digital da construção, já que o BIM é um elemento importante dentro do processo de digitalização da construção.

Consórcios regionais de governos para implantação de BIM também entrarão como tema. Segundo a programação do evento, as entidades públicas não estão sozinhas na implantação de BIM, existem vários consórcios congregando governos em níveis estadual e regional, cujas ações serão apresentadas e debatidas em painel.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas