Instagram apresenta instabilidade quatro dias após ficar fora do ar

Problema foi relatado por usuários no Brasil e nos Estados Unidos; aparentemente, problema foi resolvido

O Instagram, rede de compartilhamento de fotos do Facebook, apresenta nova instabilidade na tarde desta sexta-feira (8). Às 15h45, ele estava com um pico de mais de 1.500 reclamações no site de monitoramento Downdetector.

A queda ocorre quatro dias após o Facebook, assim como WhatsApp, Instagram e Messenger, ficarem fora do ar em diversas partes do mundo. De acordo com o site de monitoramento, usuários também têm registrado falhas no WhatsApp.

Usuários relataram dificuldade de acessar o aplicativo, mas, para alguns, serviço voltou a funcionar normalmente. Nos Estados Unidos, a ferramenta registrou mais de 26 mil reclamações sobre o funcionamento do Instagram por volta das 15h40.

SEIS HORAS FORA DO AR

A nova instabilidade ocorre 4 dias depois de uma pane global que envolveu o Instagram, o WhatsApp e o Facebook, que ficaram cerca de 6 horas fora do ar.

O Facebook informou que o ponto central da falha registrada na segunda-feira (4) estava nos roteadores de backbone.

"Backbone" (espinha dorsal) são ligações centrais em um sistema com várias conexões. No caso do Facebook, há servidores espalhados ao redor do mundo que são gerenciados por esse backbone.