Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Facebook enfrentará ação coletiva após Cambridge Analytica

Decisão se soma aos problemas de privacidade que se acumulam contra a empresa após o escândalo de vazamento de dados.

Um juiz federal norte-americano decidiu nesta segunda-feira que o Facebook deve enfrentar uma ação coletiva alegando que a rede social criou ilegalmente modelos faciais para pessoas sem sua permissão.

A decisão se soma aos problemas de privacidade que vêm se acumulando contra o Facebook há semanas, já que foi divulgado que informações pessoais de milhões de usuários foram colhidas pela consultoria política Cambridge Analytica.

Leia também

O juiz distrital James Donato decidiu no tribunal federal de São Francisco que uma ação coletiva era a maneira mais eficiente de resolver a disputa sobre os modelos faciais.

O Facebook sofreu um forte abalo com a revelação de que as informações de mais de 50 milhões de pessoas foram utilizadas sem o consentimento delas pela Cambridge Analytica para fazer propaganda política.

A empresa teria tido acesso ao volume de dados ao lançar um aplicativo de teste psicológico na rede social. Aqueles usuários do Facebook que participaram do teste acabaram por entregar à Cambridge Analytica não apenas suas informações, mas os dados referentes a todos os amigos do perfil.

O escândalo gerou nova onda negativa contra a empresa - já sob questionamento pela proliferação de notícias falsas nas eleições americanas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas