Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Downloads do TikTok podem ser restritos nos EUA a partir de hoje

Aplicativo seria barrado na semana passada, mas avanços em negociações para sua venda impediram bloqueio

Os Estados Unidos pretendem proibir a partir da noite deste domingo (27) o download do aplicativo de vídeos TikTok.

A restrição deve começar às 23h59, a menos que seja barrada por uma decisão judicial, atendendo a um pedido da dona do app, a chinesa ByteDance. Uma audiência sobre a proibição está prevista para acontecer ainda neste domingo.

Leia também

O app teria downloads restritos no Android e iPhone na semana passada, em cumprimento a uma ordem uma executiva de Trump emitida em agosto.

O presidente americano alegou questões de segurança nacional e disse que iria banir os apps TikTok e WeChat caso não fossem repassados a empresas americanas.

Porém, avanços nas negociações para a venda do aplicativo de vídeos e uma ação judicial de usuários do mensageiro impediram as proibições.

O TikTok ganhou uma semana extra nas lojas de aplicativos por iniciativa do Departamento do Comércio dos EUA, que citou "desenvolvimentos positivos recentes" nas negociações sobre o destino de suas operações nos EUA.

A ByteDance tem negociações avançadas com as americanas Oracle e Walmart para a criação de uma empresa norte-americana chamada TikTok Global, mas há divergências entre os envolvidos.

Na última sexta-feira (25), os EUA se recusaram a conceder ao aplicativo um novo prazo para transferir seu controle para empresas norte-americanas, de acordo com documentos enviados à Justiça.

Futuro do WeChat

O WeChat, espécie de WhatsApp chinês, seria completamente banido nos EUA no domingo passado (20), mas usuários entraram na Justiça para continuar usando o mensageiro.

Uma juíza da Califórnia suspendeu a proibição no país afirmando que "embora a evidência geral sobre a ameaça à segurança nacional" relacionada com a China fosse considerável, a "evidência específica sobre o WeChat era modesta".

O governo americano recorreu da decisão judicial, e solicitou na última sexta (25) que a Justiça permitisse a proibição enquanto o caso segue no tribunal.

Na apelação, os EUA enviaram novos documentos que respaldariam as preocupações do país a segurança nacional. O governo pediu que a juíza decida até 1º de outubro.

Como ficam os apps?

Quem tem o TikTok instalado poderá continuar a usar o app normalmente, mas novos downloads e atualizações pelas lojas de aplicativos do iPhone e Android serão barrados.

O aplicativo de vídeos só será restrito completamente nos EUA caso Trump não aprove o acordo. A China também precisa dar o aval.

A restrição para o WeChat é mais abrangente e inclui "qualquer provisão de hospedagem de internet que habilite o funcionamento ou otimização do aplicativo nos EUA", mas ainda não tem data para acontecer.

Atualmente, o TikTok tem cerca de 100 milhões de usuários nos EUA e, o WeChat, 19 milhões. Essa é a primeira vez que o país anuncia a proibição de aplicativos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas