Downloads do TikTok podem ser restritos nos EUA a partir de hoje

Aplicativo seria barrado na semana passada, mas avanços em negociações para sua venda impediram bloqueio

Os Estados Unidos pretendem proibir a partir da noite deste domingo (27) o download do aplicativo de vídeos TikTok.
A restrição deve começar às 23h59, a menos que seja barrada por uma decisão judicial, atendendo a um pedido da dona do app, a chinesa ByteDance. Uma audiência sobre a proibição está prevista para acontecer ainda neste domingo.
O app teria downloads restritos no Android e iPhone na semana passada, em cumprimento a uma ordem uma executiva de Trump emitida em agosto.
O presidente americano alegou questões de segurança nacional e disse que iria banir os apps TikTok e WeChat caso não fossem repassados a empresas americanas.
Porém, avanços nas negociações para a venda do aplicativo de vídeos e uma ação judicial de usuários do mensageiro impediram as proibições.
O TikTok ganhou uma semana extra nas lojas de aplicativos por iniciativa do Departamento do Comércio dos EUA, que citou "desenvolvimentos positivos recentes" nas negociações sobre o destino de suas operações nos EUA.
A ByteDance tem negociações avançadas com as americanas Oracle e Walmart para a criação de uma empresa norte-americana chamada TikTok Global, mas há divergências entre os envolvidos.
Na última sexta-feira (25), os EUA se recusaram a conceder ao aplicativo um novo prazo para transferir seu controle para empresas norte-americanas, de acordo com documentos enviados à Justiça.
Futuro do WeChat
O WeChat, espécie de WhatsApp chinês, seria completamente banido nos EUA no domingo passado (20), mas usuários entraram na Justiça para continuar usando o mensageiro.
Uma juíza da Califórnia suspendeu a proibição no país afirmando que "embora a evidência geral sobre a ameaça à segurança nacional" relacionada com a China fosse considerável, a "evidência específica sobre o WeChat era modesta".
O governo americano recorreu da decisão judicial, e solicitou na última sexta (25) que a Justiça permitisse a proibição enquanto o caso segue no tribunal.
Na apelação, os EUA enviaram novos documentos que respaldariam as preocupações do país a segurança nacional. O governo pediu que a juíza decida até 1º de outubro.
Como ficam os apps?
Quem tem o TikTok instalado poderá continuar a usar o app normalmente, mas novos downloads e atualizações pelas lojas de aplicativos do iPhone e Android serão barrados.
O aplicativo de vídeos só será restrito completamente nos EUA caso Trump não aprove o acordo. A China também precisa dar o aval.
A restrição para o WeChat é mais abrangente e inclui "qualquer provisão de hospedagem de internet que habilite o funcionamento ou otimização do aplicativo nos EUA", mas ainda não tem data para acontecer.
Atualmente, o TikTok tem cerca de 100 milhões de usuários nos EUA e, o WeChat, 19 milhões. Essa é a primeira vez que o país anuncia a proibição de aplicativos.