Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Criador do ChatGPT diz que IA vai acabar com muitos empregos

Sam Altman participou de um painel sobre 'O Futuro da IA e o Brasil', no Museu do Amanhã, no Rio. Executivo também falou sobre os desafios para a regulamentação da tecnologia

Em sua primeira passagem pelo Brasil, Sam Altman, cofundador da OpenAI (dona do ChatGPT), disse que a inteligência artificial será responsável pelo fim de alguns empregos, mas, para ele, a tecnologia ainda vai aprimorar muitas profissões.

Na última quinta-feira (18), Altman esteve no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para participar de um evento fechado sobre "O Futuro da IA e o Brasil", promovido pela Fundação Lemann.

Leia também

Quando questionado pela cientista e pesquisadora brasileira Nina da Hora sobre os impactos negativos que a IA pode ter sobre os empregos, o criador do ChatGPT disse:

"Achamos que muitos empregos vão desaparecer [com a IA], isso acontece em toda revolução tecnológica, mas muitos empregos vão melhorar. Em geral, eu acho que vamos ver impacto em todos os lugares. A sociedade pode regulamentá-la, mas não vai impedir isso de acontecer".

Empregos que devem desaparecer

Um relatório do Fórum Econômico Mundial, elaborado em parceria com a Fundação Dom Cabral aponta que, até 2027, a expectativa é que pelos menos 23% dos atuais postos de trabalho se modifiquem. Alguns serão criados, outros vão sofrer alguma transformação e até desaparecer.

"Muitos serão substituídos por algoritmos que automatizam essas funções ou, então, por autosserviço, como caixa do supermercado e caixa do banco", explica o professor associado da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda.

Já entre as profissões com alta demanda nos próximos 4 anos estão especialistas em inteligência artificial, aprendizagem de máquina, big data, segurança da informação, professores e pessoas que trabalham com energia renovável.

Regulamentação da IA

O executivo da OpenAI também voltou a falar de regulamentação da tecnologia, reconhecendo que essa não é uma tarefa fácil, mas é preciso pensar em como regular. Os EUA já discutem como proteger seus cidadãos enquanto a IA cresce em todos os setores.

"Não vou ser ingênuo e fingir que isso [a regulamentação] é uma coisa fácil de fazer. Mas temos que tentar”, disse Altman durante o evento no Rio. "A gente tem que focar agora nos prejuízos que podem surgir e garantir que não tenhamos grandes erros que possam impactar negativamente o mundo", completou.

Ele também disse que se sente feliz ao notar que as pessoas estão mais abertas para refletir e discutir sobre como a inteligência artificial pode ser inserida na sociedade. "Estou viajando pelo mundo por uma série de motivos, um deles é ouvir as pessoas que usam a tecnologia em contextos diferentes e sair da nossa bolha".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas