Com investimento de R$ 400 mil, primeiro posto para recarga de carros elétricos em Maceió é inaugurado

O equipamento é o primeiro instalado em Alagoas, mas a Equatorial já tem outros no Piauí e no Maranhão

O primeiro eletroposto de carros elétricos de Maceió foi inaugurado nesta quarta-feira (11) em solenidade realizada no Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, onde funcionará o ponto de recarga. O lançamento ocorre em uma parceria entre a Equatorial Energia e a Prefeitura de Maceió. Com investimento de R$ 400 mil, o equipamento funcionará 24h, gratuitamente.

O presidente da Equatorial, Humberto Soares, afirma que, além de sustentável, o projeto também estimula a mobilidade elétrica e diz que essa ferramenta de locomoção "é o futuro".

"Estou emocionado porque esse projeto está na prioridade da Equatorial de sustentabilidade e inovação, para estimular a mobilidade elétrica. Ela é o futuro, pois daqui há uns anos, todos terão carros elétricos. Isso é bom para o Meio Ambiente, é bom para para todos nós", destacou Humberto.

O Prefeito de Maceió, JHC, também compareceu ao lançamento. "Temos contribuído com esse projeto, amparado também nas convenções internacionais, trazendo novas matrizes que possam estar contribuindo para a diminuição de combustíveis fósseis", disse o prefeito.

O Diretor Executivo da Organização Arnon de Melo (OAM), Luis Amorim, reforçou que o projeto de mobilidade ora implantado, visa, para um futuro muito breve, a introdução a uma nova fonte energética.

“Ele será essencial para que os novos usuários se adaptem a equipamentos de transportes alternativos com o uso ecológico. Ou seja, nós poderemos nos mover com veículos não poluentes, sobretudo nos grandes centros urbanos e que ajudem na diminuição do efeito estufa. Para tanto, e de forma pioneira, iremos utilizar a energia gerada nas células fotovoltaicas, para que as bicicletas disponibilizadas e os carros elétricos sejam recarregados neste eletroposto, implantado pela Equatorial. E totalmente grátis”, destacou Luis Amorim, diretor Executivo da OAM.

Segundo o coordenador do Projeto Eletroposto, Lucas Pinheiro, a proposta é que o serviço apresente a energia elétrica como opção de carga para carros, bicicletas e motocicletas.

"Neste primeiro momento estamos prontos para atender até três carros. Como sabemos que existem poucos veículos elétricos, essa estrutura atenderá muito bem. Mas estaremos atendendo proprietários de bicicletas e motos elétricas", disse Pinheiro.

No eletroposto, também serão disponibilizadas dez bicicletas elétricas para passeio com acesso gratuito. Elas contam com o que há de mais moderno em baterias elétricas e sistema de localização com GPS.

Durante inauguração, foi doado ao município um carro elétrico que será usado nas rondas realizadas pela Guarda Municipal. A Prefeitura de Maceió também irá receber cinco bicicletas elétricas para o patrulhamento de rua.

A carga total do carro é suficiente para autonomia de até 300 km de circulação. O eletroposto oferece dois pontos para recarga automotiva, que demora de duas a três horas, podendo chegar a 6h, a depender do fabricante e do modelo do veículo. No eletroposto também haverá quatro pontos para recarga de motos, bicicletas e patinetes. O equipamento é o primeiro instalado em Alagoas, mas a Equatorial já tem outros no Piauí e no Maranhão.