Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Com investimento de R$ 400 mil, primeiro posto para recarga de carros elétricos em Maceió é inaugurado

O equipamento é o primeiro instalado em Alagoas, mas a Equatorial já tem outros no Piauí e no Maranhão

O primeiro eletroposto de carros elétricos de Maceió foi inaugurado nesta quarta-feira (11) em solenidade realizada no Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, onde funcionará o ponto de recarga. O lançamento ocorre em uma parceria entre a Equatorial Energia e a Prefeitura de Maceió. Com investimento de R$ 400 mil, o equipamento funcionará 24h, gratuitamente.

Artigos Relacionados

O presidente da Equatorial, Humberto Soares, afirma que, além de sustentável, o projeto também estimula a mobilidade elétrica e diz que essa ferramenta de locomoção "é o futuro".

"Estou emocionado porque esse projeto está na prioridade da Equatorial de sustentabilidade e inovação, para estimular a mobilidade elétrica. Ela é o futuro, pois daqui há uns anos, todos terão carros elétricos. Isso é bom para o Meio Ambiente, é bom para para todos nós", destacou Humberto.

O Prefeito de Maceió, JHC, também compareceu ao lançamento. "Temos contribuído com esse projeto, amparado também nas convenções internacionais, trazendo novas matrizes que possam estar contribuindo para a diminuição de combustíveis fósseis", disse o prefeito.

O Diretor Executivo da Organização Arnon de Melo (OAM), Luis Amorim, reforçou que o projeto de mobilidade ora implantado, visa, para um futuro muito breve, a introdução a uma nova fonte energética.

“Ele será essencial para que os novos usuários se adaptem a equipamentos de transportes alternativos com o uso ecológico. Ou seja, nós poderemos nos mover com veículos não poluentes, sobretudo nos grandes centros urbanos e que ajudem na diminuição do efeito estufa. Para tanto, e de forma pioneira, iremos utilizar a energia gerada nas células fotovoltaicas, para que as bicicletas disponibilizadas e os carros elétricos sejam recarregados neste eletroposto, implantado pela Equatorial. E totalmente grátis”, destacou Luis Amorim, diretor Executivo da OAM.

Segundo o coordenador do Projeto Eletroposto, Lucas Pinheiro, a proposta é que o serviço apresente a energia elétrica como opção de carga para carros, bicicletas e motocicletas.

"Neste primeiro momento estamos prontos para atender até três carros. Como sabemos que existem poucos veículos elétricos, essa estrutura atenderá muito bem. Mas estaremos atendendo proprietários de bicicletas e motos elétricas", disse Pinheiro.

No eletroposto, também serão disponibilizadas dez bicicletas elétricas para passeio com acesso gratuito. Elas contam com o que há de mais moderno em baterias elétricas e sistema de localização com GPS.

Durante inauguração, foi doado ao município um carro elétrico que será usado nas rondas realizadas pela Guarda Municipal. A Prefeitura de Maceió também irá receber cinco bicicletas elétricas para o patrulhamento de rua.

A carga total do carro é suficiente para autonomia de até 300 km de circulação. O eletroposto oferece dois pontos para recarga automotiva, que demora de duas a três horas, podendo chegar a 6h, a depender do fabricante e do modelo do veículo. No eletroposto também haverá quatro pontos para recarga de motos, bicicletas e patinetes. O equipamento é o primeiro instalado em Alagoas, mas a Equatorial já tem outros no Piauí e no Maranhão.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas