Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

5G: conheça mitos e verdades sobre a nova tecnologia

No 5G puro, os usuários podem ter acesso a uma conexão com velocidade 20 vezes maior do que a ofertada pelo 4G

Ter uma internet mais rápida e estável é uma das grandes vantagens oferecidas pelo sinal 5G puro — também conhecido como conexão standalone. A nova tecnologia, que deverá operar até o fim de novembro em todas as capitais brasileiras, chegou para revolucionar a forma como as pessoas interagem com equipamentos eletrônicos.

O envio e a coleta de dados em tempo real possibilita uma experiência mais assertiva nos aplicativos e serviços on-line, além de potencializar a vivência em produtos de realidade virtual e realidade aumentada, vídeos 3D e outras aplicações com a chamada Internet das Coisas (IoT) — que inclui avanços em diversas áreas, como educação, agricultura e indústria.

Leia também

No 5G puro, os usuários podem ter acesso a uma conexão com velocidade 20 vezes maior do que a ofertada pelo 4G. Essa rapidez influencia na melhor qualidade e resolução de vídeos e imagens, além de diminuir o tempo de downloads e uploads.

Emitido na frequência de 3,5 GHz — o mesmo sinal das antenas parabólicas tradicionais de TV aberta —, as cidades que estão recebendo o 5G precisam se adaptar e aumentar a quantidade de antenas de transmissão para atender à demanda dos usuários.

Mitos e verdades

Mestre em Tecnologias da Educação com ênfase em Inteligência Artificial e professor da Universidade de Brasília (UnB), Gilberto Lacerda Santos elucida alguns pontos importantes sobre o 5G.

  • Todas as cidades brasileiras já estão com acesso ao 5G puro 

Mito

A implementação do sinal 5G puro está sendo feita em etapas. “Para a ativação do novo sinal é necessária uma infraestrutura que não tem em todo lugar. Então é normal que algumas cidades recebam o 5G antes que outras”, explica Gilberto.

A liberação está sendo feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A partir da próxima segunda-feira (19/9), já foi liberada a ativação do 5G puro em mais sete capitais do país: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI). Com a inclusão delas, 22 capitais contarão com a nova tecnologia de internet móvel.

As demais cidades do país receberão a ativação do sinal de forma gradual até 2029.

  • O setor de indústrias será impactado com a chegada da rede 5G no Brasil 

Verdade

A nova conexão amplia as opções de inovação em tecnologias e avanço nos setores de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. “O 5G vai ampliar as possibilidades da chamada Internet das Coisas com conexão integrada em lâmpadas, geladeiras, TVs, entre outros equipamentos. O novo sinal vai afetar diretamente a maneira de consumo”, aponta o professor. Nesse sentido, a produção de novos produtos que comportem a conectividade com o 5G deve aumentar nos próximos anos.

  • Sinal da TV aberta por parabólica não será afetado 

Mito

A frequência do 5G deve afetar a transmissão de imagens em aparelhos de televisão que estão conectados pela antena parabólica tradicional, causando chuviscos, congelamento e, em alguns casos, até a interrupção permanente do sinal. Por isso, os usuários que utilizam esse sinal para a TV precisam migrar para a antena digital. Para a população de baixa renda, beneficiária de programas sociais do governo federal, a troca será feita de forma gratuita mediante a solicitação pelo Siga Antenado.

  • Para ter acesso ao sinal 5G será necessário aparelhos que comportem a nova tecnologia 

Verdade

Para aproveitar os benefícios que o 5G proporciona, além das antenas com o sinal mais potente, será necessário ter aparelhos que comportem a tecnologia. Alguns smartphones da nova geração já contam com o acesso ao 5G entre as configurações. “Essa é uma mudança inevitável. As pessoas vão ter, em algum momento, que trocar os aparelhos para ter acesso aos aplicativos e serviços oferecidos com a chegada do novo sinal”, destacou Gilberto Santos.

Com o sinal do 5G chegando em várias regiões do país, muitos brasileiros têm buscado aparelhos que comportam a nova tecnologia. A procura por smartphones de última geração aumentou nos últimos meses e a tendência é que esses produtos se tornem prioridade entre os consumidores.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas