Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > PUBLIEDITORIAL

Diagnóstico sociourbanístico é apresentado em Escuta Pública

Evento será dividido em quatro dias e conta com a participação da comunidade

A consultoria de gestão social Diagonal realiza hoje o quarto dia da Escuta Pública para apresentar para a população as análises dos efeitos sociais e urbanísticos gerados pelas desocupações do Mutange e partes de Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Farol, em Maceió. O evento será uma oportunidade de conhecer os resultados dos estudos realizados e indicar propostas para a elaboração de um plano de ações e medidas voltadas à população. Todas as pessoas são bem-vindas e poderão participar desta etapa.

O Diagnóstico apresentado servirá como base para a construção coletiva das medidas que irão compor o Plano de Ações Sociourbanísticas, como previsto no Termo de Acordo Socioambiental, assinado em dezembro de 2020 entre a Braskem e o Ministério Público Federal (MPF), com a participação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE).

Leia também

A Escuta Pública vai acontecer em 4 encontros, cada um destinado a um tema de interesse social: Políticas sociais e redução de vulnerabilidades; Atividade econômica, trabalho e renda; Qualificação urbana e ambiental; Preservação da cultura e memória. Cada evento terá duração total de quatro horas, para a apresentação, perguntas e respostas.

Para cada tema foi feita uma ampla pesquisa, que resultou em um Diagnóstico Técnico-Participativo, cujos pontos principais serão endereçados no Plano de Ações Sóciourbanísticas, que também levará em conta as propostas apresentadas pelas pessoas presentes na Escuta Pública e as contribuições recebidas via internet.

Os estudos foram liderados pela consultoria Diagonal, empresa independente e especializada em gestão social. O trabalho foi realizado a partir de análises técnicas de especialistas e do diálogo com instituições e com a comunidade. Seu objetivo foi entender como diferentes regiões do município e grupos sociais de Maceió foram impactados. Dessa forma, a Diagonal apresenta no Diagnóstico propostas de linhas de atuação para discussão com gestores públicos e a sociedade a partir dos eventos de Escuta Pública, reforçando a importância de engajar a população nesse processo.

Veja abaixo os temas apresentados em cada dia:

07/03/2023

Eixo 1. Políticas sociais e redução de vulnerabilidades: análise das condições de acesso às políticas sociais de saúde, educação, assistência social e segurança urbana, e impactos da realocação.

14/03/2023

Eixo 2. Atividade econômica, trabalho e renda: impactos do evento sobre a geração de trabalho e renda, inclusive na comunidade pesqueira, e a oferta de comércios e serviços.

21/03/2023

Eixo 3. Qualificação Urbana e Ambiental: análise das condições urbanas e ambientais e os impactos nas dinâmicas dos lugares, com ênfase no planejamento urbano, espaço público e centros de bairros.

28/03/2023

Eixo 4. Preservação da Cultura e Memória: impacto sobre a cultura, o patrimônio cultural e a memória dos bairros afetados.

Todas as informações sobre a Escuta Pública estão disponíveis na página www.maisdialogos.com. As pessoas interessadas podem fazer seu cadastro no site ou pelo telefone (82) 99950-5639 até o dia do evento. As vagas são limitadas, sendo 350 no evento principal, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada, e 50 na Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, onde haverá uma transmissão simultânea do evento. Quem optar por participar virtualmente, poderá acompanhar e Escuta pelo mesmo endereço ou pelo canal do YouTube “Mais Diálogos”, e ainda enviar as suas contribuições pelo WhatsApp.

Serviço

Cadastro

Para os eventos presenciais, é necessário realizar cadastro no site (www.maisdialogos.com) ou no telefone: (82) 99950-5639.

Quando

07 de março às 17h30 – Eixo 1 – Políticas sociais e redução de vulnerabilidades

14 de março às 17h30 – Eixo 2 – Atividade econômica, trabalho e renda

21 de março às 17h30 – Eixo 3 – Qualificação urbana e ambiental

28 de março às 17h30– Eixo 4 – Preservação da cultura e memória

Onde

Transmissão ao vivo por videoconferência no site www.maisdialogos.com e no canal do YouTube “Mais Diálogos”.

Local

Evento principal: Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) – Ginásio do CDR, localizado na Avenida Fernandes Lima, s/n Maceió-AL (com cadastramento prévio)

Sala de Transmissão Simultânea: Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, localizada na Av. Belmiro Amorim, 760 - Tabuleiro dos Martins, Maceió-AL (com cadastramento prévio)

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas