Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > PUBLIEDITORIAL

Projeto cultural entrega armarinhos cenográficos e oficinas para instituições de Maceió

Entre os dias 12 e 18 de abril, quatro instituições da região receberam as ações do “Armarinho, Cantinho da Imaginação”

Entre os dias 12 e 18 de abril, quatro instituições em Maceió receberam o acervo e as ações do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação”, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo através da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da Braskem e produção da Incentivar.

Ao todo, 530 crianças entre 04 e 12 anos foram beneficiadas com o projeto, criado para difundir a pluralidade das artes cênicas para o público infantil. Cada armarinho contém brinquedos e jogos educativos, livros, figurinos e adereços, caixa de som, projetor e DVDs.

Leia também

Na oportunidade, foram contempladas a Creche Mestre Izaldino e a Escola Municipal Silvestre Péricles, no Pontal da Barra, a Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida — CAIC, no Trapiche e a Escola Estadual Prof.ª Anaias de Lima Andrade, no Vergel do Lago.

O acervo lúdico é oferecido de forma gratuita e para uso permanente das instituições contempladas, que podem aproveitá-lo nas atividades do dia a dia e em oficinas de teatro e contação de histórias, por exemplo. As oficinas ilustram e exemplificam o uso dos armarinhos numa imersão lúdica e participativa que pretende explorar alguns dos elementos do teatro.

DEPOIMENTOS

“O Armarinho possibilita um mundo de fantasias em um espaço de diversão que vai ajudar no desenvolvimento das crianças. É importante para a Braskem apoiar projetos de incentivo à educação, pois acreditamos que é por ela que a mudança começa.”, disse Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas.

“O projeto completou a maior parte da necessidade de Cmei quanto ao material audiovisual para as práticas de leitura deleite, música, artes cênicas. Certamente nos auxiliará na ampliação do repertório cultural em que o Cmei Mestre Mario Izaldino está inserido. Agradecemos todo apoio que a equipe Braskem nos oferta e nos presenteia. ” disse Rosangela Ferreira da Silva, Professora da Creche Mestre Izaldino.

“O projeto acima citado vem contribuir com a dinâmica diária da nossa escola, enriquecendo as aulas através da imaginação, da linguagem oral e escrita. Dessa forma enfatizamos que a leitura está e é super importante para todos nós. É a chave para o conhecimento e para cultura de uma forma geral. ” disse Ivaldene da Silva, Diretora Geral da E.M. Silvestre Péricles.

Instituições contempladas com o projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Maceió (AL)

12/04/2022: Creche Mestre Izaldino e Escola Municipal Silvestre Péricles, Maceió (AL)

13/04/2022: Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida – CAIC e Escola Estadual Prof.ª Anaias de Lima Andrade, Maceió (AL)

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas