Equatorial Alagoas lança coluna com informações para os clientes e a sociedade

Espaço terá dicas e orientações sobre o uso adequado, direitos e deveres, segurança e outros assuntos de interesse da população

MINHA CONTA AUMENTOU NOS ÚLTIMOS MESES COM OS MESMOS EQUIPAMENTOS. ISSO PODE ACONTECER?
Com a chegada da estação mais quente do ano, há um aumento natural no consumo de energia em todo o país. Com o calor, é natural a mudança no comportamento e as pessoas passam a utilizar mais os equipamentos como ventilador ou ar-condicionado que são ligados por mais horas durante o dia, e ainda há quem use os dois de forma simultânea. Também acabam abrindo e fechando a geladeira mais vezes para beber água. Todas essas situações, repetidas com frequência, acabam elevando o consumo de energia no mês. Além disso, o tempo mais quente faz com que haja um esforço maior de aparelhos de ar-condicionado e geladeira para manter a temperatura. 
O fato de o verão coincidir com o período das férias escolares também contribui para uma elevação do consumo de energia nesta época do ano. Com as férias, a rotina muda, pois são mais pessoas dentro de casa. E por isso a atenção ao consumo deve ser redobrada, especialmente com crianças e adolescentes que costumam passar muitas horas com mais de um equipamento ligado ao mesmo tempo, como televisores, videogames e computadores.
Por isso, devemos redobrar o cuidado com o consumo durante este período, evitando desperdícios de energia e ajudando fechar o mês no azul. E caso você tenha alguma dúvida sobre o que está sendo cobrado em sua conta, basta procurar um posto de atendimento ou ligar na central da Equatorial Alagoas, no 0800 082 0196 que ela vai te esclarecer.
POR QUE A EQUATORIAL TEM REALIZADO A TROCA DOS MEDIDORES? 
Em levantamento feito pela empresa, 23% dos medidores instalados nas unidades consumidoras do estado estavam faturando apenas a taxa de disponibilidade do sistema (quantia mínima cobrada pela concessionária de energia da sua região para que seja disponibilizado o serviço de eletricidade). Em muitos casos, os clientes estavam com medidores parados há meses ou há anos. Nessa situação, estava sendo cobrado apenas a taxa mínima, pois não havia o registro do consumo real dos imóveis. Dessa forma, é esperado um acréscimo no valor da conta de energia após a mudança do equipamento que agora está realizando o registro correto do consumo da energia.
A Equatorial também tem realizado a substituição de medidores por motivos de segurança. Os equipamentos com algum tipo de anomalia põem a unidade consumidora ao risco de curto-circuito e incêndio. Além disso, a substituição também ocorre quando os equipamentos apresentam algum tipo de falha na medição e não registram o consumo correto da unidade. 
De acordo com Art. 73, § 3º da Resolução Normativa 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), fica a critério da distribuidora substituir os medidores, padrões de aferição e demais equipamentos de medição. Vale ressaltar que todos os medidores são homologados pelo Inmetro, órgão responsável por atestar este tipo de aparelho. 
Quer que a gente esclareça uma dúvida ou fale de algum tema aqui na coluna? Envie uma mensagem para as nossas redes sociais @equatorial.al que vamos escolher algumas perguntas para responder.