Continuar os estudos é a melhor forma de garantir melhores oportunidades profissionais

A busca por cursos de pós-graduação lato sensu ou especialização tem o objetivo de alavancar a carreira profissional e aprofundar conhecimentos em uma área de estudo

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, por isso, cursar uma especialização/pós-graduação, pode fazer toda a diferença na trajetória profissional. De acordo com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, mais de 6,3 milhões de estudantes frequentaram um curso de especialização até 2021.

A busca por cursos de pós-graduação lato sensu ou especialização tem o objetivo de alavancar a carreira profissional e aprofundar conhecimentos em uma área de estudo.

Pós-graduações são investimentos seguros para quem quer dar uma guinada na carreira profissional - Foto: Publieditorial

“Entre outras vantagens que podemos elencar estão melhores vagas e remuneração no mercado de trabalho; habilidades de trabalho em equipe e desenvolvimento de networking: ampliação de rede de contatos, com troca de informações relevantes baseadas na colaboração e ajuda mútua, possibilitando visibilidade profissional; acesso a técnicas e ferramentas de trabalho na área, assim como desenvolvimento do pensamento crítico”, assinala Verônica Marques, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário Tiradentes Alagoas (Unit/AL).

Isso vem do próprio perfil do candidato, em um momento mais maduro da vida e já familiarizado com o mercado na sua área. A pesquisa da Semesp revela que 57% dos estudantes de pós-graduação possuem entre 25 e 39 anos. Entre aqueles que trabalham, 41,3% deles recebem três salários mínimos ou mais. As mulheres também dominam esta área: elas representam 66,9% do total de inscritos em especializações e pós.

Verônica Marques lembra que até algumas décadas atrás, ter o ensino médio completo já colocava o candidato em um posto de trabalho bem remunerado, mas os tempos mudaram e mesmo o diploma de nível superior não tem sido suficiente para as melhores vagas, sendo necessário investir na continuidade dos estudos como um diferencial de currículo, sejam estes mais acadêmicos ou voltados para o mercado.

A busca por cursos de pós-graduação lato sensu ou especialização tem o objetivo de alavancar a carreira profissional - Foto: Publieditorial

Onde estudar

A pró-reitora destaca que a Unit/AL dispõe de pós-graduações lato sensu em Saúde e Ciências Humanas, nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão, Nutrição, Perícia e Psicologia. Os cursos dispõem de uma estrutura física de excelência tanto para exercício das disciplinas práticas, com laboratórios específicos, como para a melhor experiência do aluno no período da realização do curso. O aluno da pós graduação da Unit, também contará com as parcerias/convênios de empresas que são referência no Estado para visitas técnicas e oportunidades no mercado de trabalho.

Unit/AL dispõe de pós-graduações lato sensu em Saúde e Ciências Humanas, nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão, Nutrição, Perícia e Psicologia. - Foto: Publieditorial

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo www.unit.br/pos. A matrícula , está com valor promocional, R$69,90, com cursos com previsão de início para março e abril. Confira o portfólio ofertado para 2022 em www.unit.br/pos.