Bacopa Monnieri: o que é, para que serve e como atua no cérebro

Também conhecida como Brahmi, Bacopa Monnieri é uma erva perene e rastejante

A erva adaptogênica Bacopa Monnieri é um poderoso nootrópico. Ele fornece ao seu cérebro ativos que melhoram a memória, aumentam a cognição, elevam o humor, aliviam o estresse, e ajudam a ativar os hacks mentais.

Também conhecida como Brahmi, Bacopa Monnieri é uma erva perene e rastejante. É nativa do Sudeste Asiático, principalmente da Índia.

Como adaptogênico, Bacopa Monnieri protege seu cérebro contra estresse físico e químico. Mas ao contrário de algumas terapias convencionais, Bacopa não sacrifica sua cognição para reduzir o estresse.

Ou seja, não te coloca para dormir como alguns ansiolíticos.

Bacopa fornece:

  • Produtos químicos cerebrais: Bacopa interage com neurotransmissores como acetilcolina, que é conhecida por regular a memória e a função cognitiva.
  • Protege neurônios: Bacopa fornece Bacosides que têm forte atividade antioxidante no cérebro e melhoram a cognição. Além disso, a Bacopa previne a formação de placas arteriais no cérebro, que são conhecidas por levar a derrames e à doença de Alzheimer.
  • Estresse e ansiedade: Bacopa é um ansiolítico natural. Regula os níveis de serotonina, também conhecido como "produto químico cerebral feliz".

Os efeitos estimulantes da Bacopa no cérebro foram descobertos pelos antigos ayurvédicos. Esta planta nootrópica foi dada aos fiéis para melhorar as habilidades de suas mentes, ajudando-os a lembrar longas passagens de texto.

Neste artigo, você vai conhecer a ciência por trás dos benefícios nootrópicos da Bacopa. Continue lendo para saber mais...

O que é Bacopa Monnieri?

Bacopa Monnieri é uma planta aquática que gosta de crescer nas zonas úmidas e pântanos da Índia e sudeste da Ásia.

Antigos registros ayurvédicos frequentemente mencionavam Bacopa. Seguidores usavam-na para aumentar sua memória e cognição.

Hoje em dia, as pessoas usam Bacopa para muitos propósitos – desde a redução da ansiedade, depressão e estresse. Mas também está se tornando um ingrediente popular na comunidade nootrópica.

Por causa de seus poderosos efeitos de aumento de memória.

Benefícios Bacopa Monnieri

Bacopa é benéfico para pessoas que estão em tratamento para epilepsia, reumatismo, asma, dor nas articulações e inchaço, desbloqueio da cavidade torácica, até mesmo retardo mental e rouquidão da voz.

É, portanto, uma planta essencial que você precisa conhecer porque Bacoba é benéfico para a saúde geral do corpo de várias maneiras.

Aqui estão alguns benefícios de Bacopa Monnieri:

  • Benéfico para o cérebro

Bacosides são um composto ativo de Brahmi (Bacopa Monnieri). Tem sido demonstrado para prevenir a degradação mental que ocorre com a idade.

Também diminuiu positivamente os efeitos da doença de Alzheimer no cérebro, ajudando na regeneração de tecidos e células cerebrais.

A presença de amilóide é a causa da doença de Alzheimer e os bacosides contidos em Brahmi ajudam a reduzir seus efeitos no cérebro humano. Os bacosides também protegem o sistema nervoso e contribuem para a melhoria do funcionamento geral dos neurônios.

  • Benéfico para a memória

Estudos mostraram que Bacopa ajuda a melhorar o desempenho cognitivo e em um experimento recente em um ambiente controlado por placebo envolvendo 24 pessoas, descobriu-se que é benéfico para o desempenho cognitivo do cérebro, visão turva e memória aumentando o poder de retenção.

Estudos mostraram que Bacopa ajuda a melhorar o desempenho cognitivo - Foto: Reprodução

  • Benéfico para a saúde mental

Bacopa Monnieri promove clareza mental. O óxido nítrico, que é outro grande composto ativo em Brahmi, ajuda na concentração, alerta mental, ajuda a gerenciar sintomas de abstinência de opióides que podem causar depressão, e facilita a função cerebral adequada.

  • Benefícios para a eliminação de toxinas no corpo

Bacopa protege o sistema nervoso de neurotoxinas como alumínio, morfina e fumaça de cigarro, ajudando a remover depósitos tóxicos do corpo. Também protege contra o estresse oxidativo.

  • Benéfico para redução do estresse brahmi

O estresse é devido a uma abundância excessiva do hormônio cortisol. Bacopa reduz o efeito do hormônio cortisol tornando-se um adaptógeno, o que alivia você do estresse e melhora seu humor.

Para que serve Bacopa Monnieri?

Bacopa ajuda o cérebro de várias maneiras. Mas aqui vamos citar duas delas:

  • Memória. Os dois compostos ativos de Bacopa, os bacosides A e B, melhoram os impulsos elétricos entre suas células cerebrais. Bacosides também ajudam a reparar neurônios.
  • Reduz o estresse. Bacopa melhora efetivamente o humor e alivia o estresse.

Fatos rápidos sobre Bacopa

  1. Melhora os hormônios acetilcolina, serotonina e GABA.
  2. Ajuda a promover o equilíbrio da resposta ao estresse regulando o cortisol
  3. Além de sua atividade antioxidante, regenera outros antioxidantes, que ajudam a combater radicais livres que danificam neurônios.

Benefícios nootrópicos da Bacopa

  1. Pode ajudar a promover a velocidade de processamento de informações visuais.
  2. Otimiza processos cognitivos de alta ordem que dependem de estímulos externos.
  3. Melhora o humor e a cognição em momentos de estresse.
  4. Melhora o aprendizado, a retenção de memória e conhecimento.

Tipos de Suplementos Bacopa Monnieri

Você encontrará Bacopa na forma de comprimidos, cápsulas e pó. Certifique-se de verificar a quantidade de bacosides no rótulo.

Quanto maior a concentração desses compostos, menor a dose que você precisa.

Efeitos colaterais de Bacopa Monnieri

Os efeitos colaterais de Bacopa Monnieri são raros se você seguir as instruções de dosagem. Ocasionalmente, esta erva pode causar fadiga e dor de estômago.

À medida que a bacopa interage com seus neurotransmissores como dopamina e serotonina, isso terá efeitos no seu humor. A maioria dos estudos e evidências anedóticas só mostram mudanças positivas de humor com a Bacopa.

Conclusão

Nos tempos antigos, a Bacopa era usada por seguidores para reter longas passagens de texto. Hoje, todos, sejam estudantes, profissionais ocupados, atletas ou pais estressados, usam a Bacopa para se sentir melhor e obter melhores resultados.

No entanto, não espere que Bacopa aja imediatamente. Pesquisas mostram que leva entre 4 e 8 semanas de uso diário para tirar o máximo desta planta. Isso é simplesmente porque Bacopa lentamente se acumula em seu cérebro.

Além de seu gosto (fácil de evitar, apenas não tome em pó), Bacopa é um nootrópico seguro e poderoso. Alguns dos efeitos colaterais mais raros são fadiga, náusea e letargia.

Se você está procurando obter Bacopa, certifique-se de verificar o conteúdo bacoside no rótulo, e escolher um produto de uma marca respeitável de alta qualidade.

Existem muitos suplementos bacopa que são ineficazes ou, ainda pior, que estão contaminados com metais pesados e causam efeitos colaterais.

Uma alternativa à Bacopa Monnieri é o Biohackers conhecido por:

  • Melhorar o humor e reduzir a ansiedade;
  • Melhorar a memória;
  • Proteger o cérebro de toxinas e estresse;
  • Contribuir para a reparação nervosa;
  • Melhorar o fluxo sanguíneo cerebral.

Ele contém ingredientes altamente selecionados para promover sua saúde cerebral e alto desempenho cognitivo.

Vale a pena conferir e experimentar o Biohack.