Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Vereadores de Maceió criticam ato da Mesa e pedem que posse seja híbrida

Posse de eleitos será 100% virtual, atendendo ao pedido feito pela 15ª Promotoria de Justiça da Capital

Um grupo de 14 vereadores eleitos por Maceió divulgaram, nesta quarta-feira (30), uma nota criticando a decisão da Mesa Diretora da Câmara de realizar a cerimônia de posse do prefeito eleito de Maceió, JHC (PSB), e dos parlamentares 100% virtual.

"Nos causou estranheza a interpretação distorcida dada pela Mesa Diretora da Câmara sobre como será a cerimônia de posse do prefeito, vice e dos 25 vereadores no próximo dia 1º de janeiro", pontua o documento.

Leia também

A Mesa Diretoria divulgou que a decisão da mudança no formato da solenidade, que antes seria híbrida, atendia a uma recomendação da 15ª Promotoria de Justiça da Capital, por causa do aumento no número de casos de Covid-19 em Alagoas.

Mas, de acordo com o grupo, a recomendado pela Promotoria não proíbe o evento presencial, nem mesmo a cerimônia. "Pede apenas que não exista festa, nem aglomerações e que os cuidados sanitários sejam mantidos".

O grupo é composto por Galba Netto, Luciano Marinho, Gaby Ronalsa, Marcelo Palmeira, Siderlane Mendonça, João Catunda, Francisco Sales, Fábio Costa, Cal Moreira, Brivaldo Marques, Chico Filho, Dr. Valmir, Aldo Loureiro e Davi Davino.

Eles explicam que, ao todo, estarão presentes 27 pessoas e um corpo de funcionários, que, segundo a nota, não deverá ultrapassar 50 pessoas no mesmo ambiente, com distanciamento já realizado atualmente nas sessões presenciais. As demais autoridades que normalmente compareceriam ao evento já teriam sido informadas que poderão assistir pelas redes sociais.

"O que nos estranha é que a Mesa Diretora atual tem insistido em fazer a cerimônia de forma virtual, pois o grupo nela presente tem tentado com essa decisão influir de alguma forma na eleição da próxima presidência da Casa. Já é de conhecimento público que existem dois grupos nesta disputa e que o nosso abaixo assinado pretende tomar posse presencialmente", pontua a nota divulgada pelos vereadores.

Eles apontam que a repentina mudança, promovida pela atual Mesa Diretora, soa como antidemocrática. "Demonstra interesses pouco republicanos de quem insiste em querer se perpetuar no comando da Casa, sem entender que os tempos se renovam, os grupos se modificam e que o cidadão maceioense deixou bem claro nas urnas o desejo pela mudança".

Os vereadores não descartam ingressar com uma ação judicial. "Nós - vereadores eleitos e que abaixo assinamos - reforçamos que lutaremos contra qualquer tipo de manobra, confirmando que estaremos juntos e presentes no próximo dia 1º de janeiro para tomar posse, além de empossarmos o prefeito JHC e o vice Ronaldo Lessa, e em seguida realizarmos a eleição da futura Mesa Diretora para o biênio 2020-2021".

*Com informações da assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas