Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Vereador e secretários municipais realizam reunião com feirantes para definir realocação da Feira do Benedito Bentes 2

Comerciantes devem ser transferidos para uma área mais segura e adequada, no Benedito 1

Cerca de 100 feirantes, que trabalham na avenida principal do Benedito Bentes 2, na parte alta de Maceió, participaram de uma reunião, nessa sexta-feira (14) para definir o processo de realocação das barracas da região.

O vereador Siderlane Mendonça, morador do bairro há 35 anos e atual líder do governo na Câmara, intermediou o diálogo entre a Prefeitura e os comerciantes, para tentar adequar as necessidades deles, ao projeto do município.

Leia também

"Sempre fui contra a permanência desses trabalhadores naquela área perigosa.

Já houve até um atropelamento com morte, no local. Eles ficam no canteiro e na lateral da avenida que, agora, é uma extensão da Avenida Rota do Mar, sem nenhuma condição de trabalho. Além do risco à vida deles, a 'Feirinha do 2' é um problema de mobilidade urbana, pois afeta o acesso à Rota do Mar e todo o escoamento do fluxo de veículos entre o Benedito e o Litoral. Junto com a Prefeitura, vamos mudar essa realidade para melhor, dando melhores condições de trabalho e a segurança que eles almejam", explica.

Com a proximidade da conclusão da Rota do Mar, a Prefeitura deve reduzir o tamanho do canteiro da pista principal do Benedito 2, impedindo a permanência das barracas.

Diante disso, o município propôs a realocação deles para a Rua do Caxeu, por trás do Mercado Público do Benedito 1. No local, foram instaladas 18 tendas, cobrindo toda a extensão da via. O uso das tendas é temporário, até a chegada das barracas individuais e padronizadas.

Nova área

Durante a reunião, os feirantes fizeram uma contraproposta, pedindo a realocação para a área do campo de futebol, próximo ao Caic. O vereador Siderlane apoiou a ideia, entendendo que deve haver uma melhora considerável na movimentação da feira, que beneficia diretamente o faturamento dos feirantes.

O secretário de segurança comunitária e convívio social (Semscs), Thiago Prado, garantiu que o Município vai tentar as soluções administrativas e jurídicas para a instalação da feira nessa área.

"Um problema de décadas não pode ser resolvido da noite para o dia. Por isso a gente vem fazendo uma construção de diálogo com os trabalhadores, para mostrar que a realocação não é apenas uma melhoria necessária para o bairro, mas para toda a capital. Estamos construindo soluções e o pedido deles vai ser estudado pela equipe técnica da Prefeitura, para verificar a viabilidade de atendimento da solicitação. A solução que queremos construir é a que melhor atenda ao interesse de coletividade e ao dos feirantes. A ação é coordenada, com diversas secretarias, pra que tudo dê certo", reforça.

Barracas e abono

O secretário do trabalho, abastecimento e economia solidária (Semtabes), Carlos Ronalsa, adiantou que o município vai garantir uma ajuda de custo no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais, para amenizar as perdas iniciais, decorrentes da mudança de endereço da feira. Ainda na reunião, os feirantes pediram que o valor fosse reajustado, diante do cenário atual de crise econômica enfrentada pelo país. Sensível à necessidade, Ronalsa adiantou que vai buscar alternativas para apresentar um valor maior.

"Não queremos fazer como o 'passado' fez, escondendo a sujeira debaixo do tapete. Nós estamos conversando com os feirantes e já fizemos cadastros. Vamos ajudar na transferência e conceder um abono de três meses. Eles disseram que o valor era pequeno, mas vamos trabalhar para tentar esse reajuste. Não é um valor pago porque eles vão parar de trabalhar. Vão continuar trabalhando, com esse benefício, complementando a renda. Eles foram enganados, antes. Mas aqui vou assinar um documento com um prazo para trazer as barracas adequadas e vamos trabalhar para tentar aumentar o valor do abono", garante.

Nova reunião

Um novo encontro entre os feirantes e a prefeitura deve ser realizado até o mês de fevereiro, quando as ações de realocação devem ser iniciadas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas