Prefeitos do Nordeste se reúnem para definir projetos prioritários para municípios

"Nordeste Unido pelo Desenvolvimento” reuniu gestores e entidades em busca de acelerar demandas municipalistas

Prefeitos de diversos municípios nordestinos e representantes de entidades municipalistas participaram, nesta sexta-feira (10), do encontro "Nordeste Unido pelo Desenvolvimento", em Maceió. A reunião terminou com a formatação de um documento que elegeu prioridades entre pautas que tramitam no Congresso Nacional e que são importantes para as cidades da região.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, participou de forma online do encontro e avaliou as demandas nacionais que precisam da pressão dos gestores junto aos líderes no parlamento.

Além de manter a vigilância sobre esses itens, os presidentes das entidades estabeleceram critérios e representantes para implementar e fortalecer políticas de atendimento à população em situação de vulnerabilidades sociais durante a pandemia, como o atendimento imediato da fila de espera do Bolsa Família.

Outras questões contundentes, como o modelo de saneamento adotado em Alagoas, foram discutidas no encontro. O prefeito Manoel Júnior, de Pedras de Fogo (PB), foi eleito como representante do fórum junto à Sudene, com a missão de acompanhar o PL 6163/19, que transforma o plano de desenvolvimento em lei com vinculação de recursos.

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Francisco de Castro, vai acompanhar os movimentos federais para o Banco do Nordeste para evitar o esvaziamento das carteiras de empréstimos, que tem importância estratégica para a região.

Também como encaminhamento, o Encontro definiu reuniões com os Ministros da Cidadania, Desenvolvimento Regional , presidente da Câmara e CNM para finalização das pautas. Um outro encontro foi definido para o Ceará, dias 11 e 12 de novembro.