Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

TRE encerra distribuição de mais de 8 mil urnas para os 102 municípios alagoanos

Ao todo, são 8.165 urnas eletrônicas que estarão disponíveis no dia das Eleições em Alagoas

Mais de 8 mil urnas eletrônicas já foram distribuídas para os 102 municípios alagoanos. O Tribunal Regional Eleitoral encerrou a distribuição nesse domingo (26). Agora, elas estão armazenadas nas localidades a espera para serem instaladas nos locais de votação.

O transporte das urnas eletrônicas foi iniciada no dia 17 de setembro, levando assim, uma semana para a ação.

Leia também

Ao todo, são 8.165 urnas eletrônicas que estarão disponíveis no dia das Eleições, que ocorrem em 2 de outubro. O total de urnas inclui aquelas que poderão ser usadas para eventual substituição.

Antes de serem levadas para as cidades alagoanas, os equipamentos passaram por algumas etapas de preparação, como a geração de mídias, que consiste na prepração de dispositivos de armazenamento para carga das urnas, para votação, para ativação de aplicativos de urna eletrônica e para gravação dos resultados das seções eleitorais de todos os municípios.

Todo esse processo foi r4ealizado na presença de órgãos fiscalizadores, a exemplo do Tribunal de Contas da União (TCU), da Procuradoria-Regional Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas e Organização Transparência Eleitoral.

Agora, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o próximo passo é a distribuição das urnas eletrônicas para os locais de votação, o que deve ocorrer somente no sábado (1), dia que antecede às eleições.

Ainda no sábado, haverá o sorteio das urnas que irão passar pelo teste de integridade e autencididade. Em Alagoas, o número de urnas eletrônicas que irão ser sorteadas para esse teste subiu de três para 23.

Vinte urnas eletrônicas em Alagoas irão ser submetidas ao Teste de Integridade e as outras três ao Teste de Autenciddade dos Sistemas eleitorais. Os procedimentos fazem parte do processo de auditoria das urnas.

Os 23 equipamentos serão sorteados, no dia 1º de outubro, no auditório do Pleno do TRE de Alagoas, às 7h. Já os testes irão ocorrer no dia da eleição, 2 de outubro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jacarecica, Maceió. Na ocasião, estarão presentes membros de órgãos fiscalizadores.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas