O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deferiu, durante sessão virtual realizada nesta terça-feira (24), o pedido de tropas federais em sete municípios de Alagoas. São eles: Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, Junqueiro, Estrela de Alagoas, Chã Preta, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia.
Para tomar essa decisão, o Tribunal questionou o Governo de Alagoas sobre a capacidade das forças policiais de garantir a segurança nas localidades.
Leia também
De acordo com o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Loureiro, nas referidas localidades, o entendimento é de que há sério risco de interferência no livre exercício do voto das eleitoras e dos eleitores, além de instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, o que certamente resultará em prejuízo irreparável ao processo político democrático.
Agora, o TRE encaminha os deferimentos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que terá a decisão final sobre o uso das tropas federais.
Nesta sessão, também foram indeferidos os pedidos de tropas para Pindoba, Olivença e Maribondo. O pedido referente ao município de Roteiro ainda está em análise pelos desembargadores eleitorais alagoanos.
Klever Loureiro informou que as forças de segurança das cidades que tiveram os pedidos indeferidos "possuem plenas condições de assegurar o transcurso normal das eleições".