Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

TRE debate baixa representatividade da mulher em cargos eletivos

Evento Mulher e Poder: uma reflexão necessária acontece na próxima quarta-feira (22), às 19h, no Tribunal de Justiça

A baixa participação da mulher na política, mesmo diante do aumento demográfico, que já chega a 52% da população brasileira e 53% do público apto a votar, tem preocupado o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Alagoas. Em coletiva na tarde desta segunda-feira (20), o presidente do órgão, desembargador Washington Luiz, destacou que o tema será discutido em amplo debate na próxima quarta-feira (22).

"Sabemos da importância da mulher para a sociedade e a vida, mas, infelizmente, também temos que reconhecer que ainda há muito preconceito a ser enfrentado. E, na política, os espaços têm sido conquistados com muito custo, inclusive, com a legislação determinando a cota mínima de gênero de 30% reservado a elas. Foi uma forma de preservar a representatividade, mas ainda assim os números indicam pouca presença feminina nos cargos eletivos", disse o Washington.

No Senado, das oitenta cadeiras, apenas 18% são ocupadas por mulheres. Já na Câmara, das 513, somente 17% são de deputadas, enquanto na Assembleia Legislativa de Alagoas, dos 27 cargos, 22% são delas. Em nível estadual, dos 102 municípios, 21% são comandados por prefeitas. Quando pensamos nacionalmente, das 5.570 cidades, só 11,8% têm mulheres como gestoras.

Essa situação e as causas que têm afastado a mulher das disputas e, até mesmo, do voto serão abordados em um debate mediado pela desembargadora Jamile Duarte. Entre as convidadas para o debate estão Margareth Coelho, ex-governadora do Piauí, e a advogada e chefe de gabinete da secretária Nacional de Justiça, Lazara Carvalho.

Artigos Relacionados

"Se somos maioria porque isso não se reflete nos cargos eletivos? Entendemos que toda a evolução ocorre por meio de políticas públicas. E, se isso não ocorreu na política, é porque falta algo", ponderou Duarte.

Para Jamile, a sociedade, os especialistas e formadores de opinião precisam trocar informações e experiências para compreender com clareza quais são as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para chegar aos cargos públicos.

"Na Constituição Federal consta a igualdade, mas, na prática, isso não é na realidade. Precisamos estimular diversas ações nos bairros, escolas e associações para que as mulheres votem em mulheres, e homens também", completou Jamile.

Todas essas questões serão debatidas no evento Mulher e Poder: uma reflexão necessária, às 19h, no Tribunal de Justiça.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas