O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (1) o reajuste de 4,5% aprovado pela Câmara Municipal para professores da rede pública. A autorização do aumento está publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Município.
De acordo com a publicação, o reajuste é retroativo a primeiro de janeiro de 2016 e será extensivo a aposentadorias e pensões que são contempladas pela lei de paridade.
Leia também
"Com relação ao retroativo, fica assegurado o pagamento em seis parcelas, a contar do mês de abril do corrente ano", explica o texto do Diário Oficial.
Rui Palmeira explica que o reajuste concedido observa "as prescrições legais" e "atende a capacidade financeira" do município, de acordo com os limites da lei de responsabilidade fiscal.
REIVINDICAÇÕES
O funcionalismo público municipal reivindica um reajuste salarial de 14%, mas Palmeira afirmou à imprensa nessa quinta-feira que a prefeitura só tem capacidade para conceder até 3%. Já os servidores, capitaneados por sindicatos, dizem que estão dispostos a negociar, mas cobram, no mínimo, a reposição da inflação.