Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Rui Palmeira não presta contas e deixa Maceió sem recursos federais

JHC diz que ato do antecessor é irresponsável e que já trabalha para reverter a situação

O prefeito de Maceió, JHC (PSB), encontrou a prefeitura da capital alagoana impossibilitada de receber recursos federais e até as emendas parlamentares da bancada do estado. O motivo foi o fato de a gestão do ex-prefeito Rui Palmeira não ter entregue um documento ao Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), do governo federal, e, com isso, a prefeitura consta no sistema como inadimplente, conforme extrato do sistema.

Conforme o extrato do CAUC ao qual aGazetawebteve acesso, o documento negligenciado pela gestão de Rui Palmeira é o anexo 8 do Relatório Resumido de Execução Orçamentária, que diz respeito ao orçamento da Educação. O anexo é referente ao 5° semestre de 2020. A União só pode transferir recursos financeiros, de modo voluntário, como convênios e termos de parceria, se os gestores tiverem satisfeito as exigências do sistema.

Leia também

À

Gazetaweb

, JHC se disse preocupado e indignado diante da situação. Apesar do tamanho do desafio, o prefeito disse que já trabalha para reverter a situação e classificou o desleixo do seu antecessor como "irresponsabilidade". "Deixar isso acontecer é uma negligência e falta de compromisso com a gestão pública. Vou trabalhar duro para reverter essa situação o quanto antes. Maceió não pode ser penalizada por essa irresponsabilidade", declarou o prefeito.

Atualmente, o CAUC verifica o cumprimento de 14 exigências de municípios e 15 de estados e do Distrito Federal. O sistema é responsável por disponibilizar informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal.

O OUTRO LADO

Por meio de nota, a assessoria de comunicação de Rui Palmeira disse que, por uma inconsistência no arquivo das folhas salariais do magistério, referentes aos meses de setembro e outubro de 2020, o relatório de execução orçamentária da Educação do 5º Bimestre não foi enviado.

"Todavia, a gestão anterior deixou a documentação pronta para ser encaminhada neste início de 2021, o que deverá ocorrer tão logo o novo secretário municipal de Educação esteja oficialmente apto a cumprir com as normas burocráticas deste envio. Outrossim, reafirmo que a transparência, a seriedade e o compromisso público nortearam a minha administração na Educação de Maceió", diz trecho da nota.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas