Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Renan Filho impõe votação da Previdência, ignorando apelo de servidores e da PGE

Trabalhadores se queixam de que a proposta afeta a vida do funcionalismo e que não houve discussão sobre o texto

Os apelos dos servidores públicos e o alerta sobre a inconstitucionalidade feito pela Associação dos Procuradores não foram suficientes para frear o rolo compressor do governo Renan Filho (MDB) na Assembleia Legislativa (ALE). Após pressionar e mobilizar a base governista, Renan conseguiu manter, para a sessão desta terça-feira (10), a votação do projeto que vai taxar em 14% o salário do funcionalismo e dos aposentados, além de aumentar a idade mínima e o tempo de contribuição.

Na sessão dessa segunda, quando a Casa esteve lotada de servidores que promoveram manifestação contra a aprovação da matéria sem discussão com as categorias, os deputados aprovaram novo requerimento do líder do governo na Casa, deputado Sílvio Camelo (PV), que devolveu o pedido de urgência e determinou que a votação do projeto ocorresse sem discussão em plenário. Essa medida abriu espaço para a votação da proposta, que somente não ocorreu, ainda terça-feira da semana passada, pelo fato de o deputado Antônio Albuquerque (PTB) ter feito pedido de vistas.

Leia também

Nem mesmo manifestações como a do Sindicato do Fisco de Alagoas (Sindifisco), que alegou erros no projeto, e da Associação dos Procuradores do Estado, que foi mais além e emitiu nota técnica com 17 páginas, nas quais apontou diversos vícios e atestou a inconstitucionalidade, além de ter desmentido o governador ao revelar que a proposta não passou por apreciação na Procuradoria Geral do Estado (PGE), devem barrar a votação.

De acordo com a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rilda Alves, os representantes dos servidores visitaram gabinetes de nove deputados, na última sexta-feira, solicitando apoio à categoria do funcionalismo. Na ocasião, conforme relataram, também protocolaram pedidos para a realização de audiências públicas, para debater o texto da reforma. Apesar de o projeto impactar na vida de milhares de servidores, a proposta não foi discutida em nenhum momento com os trabalhadores.

A sindicalista destacou ainda que o governo tem prazo até julho de 2020 para fazer a reforma da Previdência com base no que determina a Proposta de Emenda Complementar (PEC), aprovada pelo Congresso Nacional. "Essa Casa é espaço de diálogo. O governador Renan Filho não tem nenhuma sensibilidade com os servidores. Diz que é amigo pelas redes sociais e, depois, apunhala pelas costas, enviando esse projeto. Essa proposta prejudica o funcionalismo estadual. A gente quer ser ouvido, quer dialogar", reforçou Rilda, enquanto discursava para dezenas de trabalhadores do Estado.

Nas redes sociais e nas conversas com sindicalistas, os deputados têm avaliado que a Previdência de Renan Filho é muito pior que a enviada pelo ministro Paulo Guedes ao Congresso Nacional. Os parlamentares acreditam que seria possível uma reforma da Previdência que atendesse a necessidade econômica sem sufocar ainda mais o funcionalismo de Alagoas, que acumula sucessivos reajustes zero. Apesar dos apelos e alertas, o governador resiste em recuar e abrir o texto do projeto para mudanças.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas