Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Renan Filho diz que queda no FPE ameaça reajuste de servidores estaduais

Governador informa que fundo teve redução de R$ 40 milhões, o que deve impactar nas contas do Estado

O governador Renan Filho (PMDB) informou que a queda de R$ 40 milhões no Fundo de Participação dos Estados (FPE), no mês de janeiro, vai obrigar o Estado, além de negociar o valor do duodécimo dos Poderes, a também discutir os prováveis reajustes salarias de várias categorias do funcionalismo público a partir de agora. A declaração de Renan Filho foi dada durante inauguração da central de monitoramento do sistema prisional alagoano, na manhã desta sexta-feira (22).

"Os governadores devem se reunir novamente em fevereiro para discutir formas de superar a crise econômica que afeta os estados. O PIB [Produto Interno Bruto] do Brasil caiu 3,5%, em 2015, e deve cair 3,5%, em 2016. Isso gera um impacto muito grande para Alagoas", avaliou o governador, em entrevista à imprensa, antes de participar da solenidade.

Leia também

O governador falou que a prioridade é honrar a folha de pagamento e lembrou que outros estados estão parcelando salários, a exemplo de Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Além de tratar sobre o grande impacto financeiro nas contas do Estado, devido à queda do FPE para o primeiro mês do ano, Renan Filho confirmou que deve mesmo fazer uma reforma administrativa nos próximos meses, para realizar pequenos ajustes na equipe de governo. No entanto, não adiantou quais pastas devem ter os gestores substituídos.

"A gestão é aprovada pela população, de acordo com institutos de pesquisas, mas é necessário fazer ajustes", completou.

Rei Pelé

Renan também anunciou a reforma do Estádio Rei Pelé. Segundo ele, os recursos estão garantidos e a ordem de serviço deve ser anunciada nos próximos dias. O estádio terá a estrutura de arquibancadas reforçada e terá um plano de combate a incêndios. "O Rei Pelé não será fechado durante a reforma. Nenhum clube será prejudicado pelas obras, que devem começar em breve. O mais difícil era viabilizar os recursos, mas isso nós garantimos", ressalta.

Baldomero

O governador disse ainda que o Baldomero Cavalcante será reformado e que a unidade de recuperação de menores, que ele deve entregar em breve, será uma das mais modernas do Brasil. "As obras vão fazer com que Alagoas supere a situação degradante com a qual os menores delinquentes eram tratados no estado. Vamos criar condições para ressocialização e recuperação de infratores", destaca.

Imagem ilustrativa da imagem Renan Filho diz que queda no FPE ameaça reajuste de servidores estaduais
| Foto: FOTO: Eduardo Almeida

Sobre as reformas, o governador falou que deve priorizar reformas no Baldomero e Cadeião.

Hoje, foi inaugurada uma central de monitoramento no sistema prisional que vai contar com 400 câmeras. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas