Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Renan Filho anuncia construção de seis hospitais e faz balanço da gestão

Equipes do BID vêm a AL, segundo ele, para avaliar obra de mobilidade de Maceió a Coqueiro Seco

O governador Renan Filho (PMDB) anunciou, durante entrevista àTV Gazeta e à Rádio Gazeta, na manhã desta quarta-feira (30), a construção de quatro novos hospitais no interior e mais dois na capital. Ele aproveitou o momento para fazer um balanço do primeiro ano de governo, fazendo comentários sobre a intervenção do poder público nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e segurança pública.

Ele também anunciou, em primeira mão, que, nos próximos dias, equipes do Banco de Interamericano de Desenvolvimento (BID) vêm avaliar a viabilidade de, pelo menos, duas obras de mobilidade urbana que vão ligar Maceió a Conqueiro Seco. A primeiras delas é uma ponte que inicia no bairro do Vergel do Lago, atravessa a lagoa Mundaú e vai terminar no município vizinho. A outra seria uma via litorânea que começa em Bebedouro e segue até a cidade.

Leia também

De acordo com Renan Filho, serão construídas novas unidades hospitalares nas cidades de Porto Calvo, Delmiro Gouveia, União dos Palmares e Viçosa (estes no interior do estado). Na cidade de União dos Palmares, o hospital São Vicente de Paula, inclusive, será ampliado. Em Maceió, a pretensão é de instalar um Hospital das Clínicas (no mesmo espaço do Hospital Portugal Ramalho, que será desativado) e uma unidade materno-infantil e de acompanhamento da mulher.

Portugal Ramalho será extinto

Com relação a este hospital das Clínicas, o governador informou que a construção será garantida com recursos do Tesouro Estadual. Além disso, o Estado, segundo ele, vai passar a utilizar verba do Fundo de Erradicação da Pobreza para ser investida na área da Saúde. Renan Filho prometeu que em 2016 vai iniciar as obras de construção deste hospital. "É um compromisso do nosso governo, com recursos do nosso Estado", informou o governador.

"Fizemos, ao longo deste ano, funcionar áreas da saúde de Alagoas que estavam paradas, a exemplo de vários serviços do Hospital Geral do Estado (HGE), a reinauguração da Unidade de Emergência (UE) do Agreste, a cardiopatia infantil que já está atendendo no estado e reabrimos a Santa Mônica com equipamentos de última geração. Vamos ainda construir mais ambulatórios para funcionamento 24 horas em Alagoas", relatou Renan Filho.

Ainda sobre a Saúde, o governador informou que o Estado destinou investimentos grandes para melhorias nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e São Miguel dos Campos. Sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite, entre outras doenças, a dengue e o vírus zika, Renan Filho destacou que é fundamental a grande mobilização, que envolve o poder público, a sociedade civil organizada e a população.

Segurança

Ele garantiu que o novo prédio do Instituto Médico Legal (IML) de Maceió será inaugurado no primeiro semestre de 2016. As obras, segundo garantiu, estão bastante adiantadas. Sobre a segurança pública, o governador elogiou o trabalho que está sendo executado pela pasta, reforçou que as ações de combate à criminalidade adotadas pela atual gestão estão corretas e vão ser intensificadas no ano que vem. E confirmou que o governo trabalha para realizar um concurso público para segurança pública e prometeu que há interesse para convocação de concursados da reserva técnica de outras áreas (Educação e Polícia Civil, por exemplo).

Infraestrutura

Quanto à infraestrutura, o governador citou a assinatura de convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no valor de R$ 70 milhões, que vai permitir a construção do viaduto da rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As obras devem começar em breve e a conclusão do equipamento vai permitir a mobilidade para acesso à capital e a ligação com diversos municípios do interior. "Destaco o empenho do senador Renan Calheiros e do deputado federal Maurício Quintella para a viabilidade desta obra", ressalta.

Duplicações

Sobre a duplicação das ALs-101 Norte e 220, o governador garantiu as obras. Quanto à primeira, ele reafirmou que os trabalhos começam no dia 18 de janeiro no trecho a partir do shopping em Cruz das Almas até o bairro de Garça Torta. A conclusão deverá acontecer em um ano e meio. Para a AL-220, que liga a Barra de São Miguel à duplicação da BR-101, em São Miguel dos Campos, os recursos também estão garantidos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas