Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Reajuste de 3% para servidores municipais é aprovado na Câmara de Vereadores de Maceió

Agilidade na tramitação da matéria garantirá inclusão do percentual já na folha de pagamento do mês de outubro

O reajuste de 3% dos servidores municipais foi aprovado por unanimidade, na Câmara de Vereadores de Maceió, na última terça-feira (19). O texto encaminhado pelo Pode Executivo prevê uma reposição de perdas inflacionárias. Mesmo tendo sido anunciado em agosto, pelo prefeito JHC (PSB), a mudança só foi publicada no dia 14 de outubro, no Diário Oficial do município. Nas última semana, o PL tramitou e foi discutido nas comissões da Casa até entrar na pauta com caráter extraordinário.

De acordo com o presidente Galba Netto (MDB), a recomposição já era aguardada e contava com apoio absoluto dentro da Câmara. Por isso, o reajuste foi colocado para apreciação em plenário. Ele ainda acalmou as lideranças sindicais que nos últimos dias chegaram a exigir publicamente a aprovação sem saber que o texto vinha sendo discutido nas comissões dentro do prazo legal.

Leia também

"Em nenhum momento houve qualquer objeção sobre essa necessidade de reposição salarial, mas era fundamental que o rito jurídico fosse seguido conforme prevê o regimento. Sempre tivemos comprometimento com essa discussão e, por isso, hoje está sendo aprovada por unanimidade. Vale destacar o trabalho desempenhado pelos vereadores integrantes das comissões e os demais que não colocaram nenhum impedimento para aprovação da matéria", completou Galba.

Já o 1° secretário, o vereador Marcelo Palmeira (PSC), fez críticas ao fato das redes sociais serem utilizadas para a disseminação de falsas informações sobre a matéria, entre elas, o fato do percentual não ser acrescentado no pagamento do mês de outubro.

"O Executivo está reconhecendo os direitos e a importância dos servidores com essa aprovação. Lamento apenas as fakenews que circularam na redes sociais. Quando os sindicalistas tiverem dúvidas podem vir até a Casa para esclarecê-las", concluiu Palmeira, enfatizando o apoio da bancada do seu partido na votação.

O líder do governo na CMM, vereador Siderlane Mendonça (PSB), destacou a importância da matéria em mobilizar todos os vereadores que, dentro de seis dias, garantiram a tramitação. Ele também afirmou que o resultado é fruto do empenho da equipe do prefeito, que atendeu a uma demanda antiga dos servidores municipais. "Esta casa tem o compromisso com o servidor público e com a gestão do prefeito JHC", garantiu Siderlane, nomeado relator especial da matéria.

A vereadora Silvânia Barbosa (PRTB) destacou que o texto foi elaborado pelo Executivo depois de reconhecer a necessidade de valorizar a categoria, já que, pelo fato de ter maioria na Câmara, não teria dificuldade em aprová-la. Barbosa lembrou que nunca houve dúvidas sobre a relevância para as categorias e que as lideranças podem procurar os parlamentares e abrir o diálogo em qualquer outro momento.

"Soube que a folha deste mês ainda não foi fechada para garantir a inclusão do reajuste. É bom lembra que o projeto que foi anunciado em agosto só chegou em outubro e mesmo assim tramitou com agilidade", concluiu Silvânia.

Já a vice-presidente da Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, vereadora Teca Nelma (PSDB), pontuou a empatia da presidência em admitir a importância da celeridade da votação. Ela completou que: "com essa aprovação, estamos reconhecendo o trabalho dos  servidores municipais. Acordamos para dar celeridade e hoje estamos fazendo isso."

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas