A busca por "quantos senadores tem o Brasil" estava em 20º lugar no ranking do Google das principais pesquisas feitas no país por volta das 23h30 desta quarta-feira (11). As buscas pela informação apresentaram picos desde o dia 6 de maio, quando a comissão especial de impeachment do Senado votou o parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB/MG), favorável à abertura do processo.
Desde as 7h30 desta quarta, em que o plenário do Senado debate o impeachment e o parecer de Anastasia, as buscas tiveram um aumento considerável, atingindo o pico durante a noite.
Durante a madrugada, está prevista a votação do parecer. Se for aprovado, o processo de impeachment será formalmente instaurado e Dilma será afastada do exercício do cargo de presidente por 180 dias. Caso seja rejeitado, será arquivado, e Dilma continuará sendo presidente.
Às 23h30, os estados com mais buscas eram Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, o Distro Federal, Mato Grosso e São Paulo.
Outras informações ligadas ao Senado também estavam no ranking das principais buscas do Google no horário. "TV Senado" estava em primeiro lugar. Já "placar do impeachment", "Marcela Temer" e "Michel Temer" estavam em 3º, 4º e 6º lugar, respectivamente.
Senado Federal
O Senado tem 81 integrantes. Eles são eleitos para mandatos de oito anos de duração.
A cada quatro anos, são realizadas eleições em que são eleitos 27 ou 54 senadores. Ou seja, de quatro em quatro anos a Casa é renovada (em uma eleição, 1/3 dela é mudada; em outra; 2/3).
Diferentemente da Câmara, onde há representação da população de forma proporcional por estado, no Senado há três senadores para cada estado e para o Distrito Federal.
Os senadores, além das funções legislativas similares às dos deputados, têm competências exclusivas, como aprovar a designação de embaixadores brasileiros.