Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Prestadores de serviço das UPAs do Jacintinho e Tabuleiro denunciam e cobram à Sesau pagamentos de salários atrasados

Sem expectativa de receber os valores, trabalhadores pressionam por solução e podem pedir demissão coletiva das unidades

Prestadores de serviço que desempenham funções nas UPAs do Jacintinho e Tabuleiro, em Maceió, denunciaram à GazetaWeb o atraso no pagamento de salários referentes há dois meses. Os trabalhadores, que passaram a virada do ano sem dinheiro, apontam que o grave drama afeta dos médicos até os profissionais que desempenham as atividades mais simples nas estruturas do Pronto Atendimento. Eles cobram da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) o pagamento.

De acordo com os trabalhadores, o quadro que estão passando é considerado por eles como “extremamente desrespeitoso”. Eles alegam que, diante do recrudescimento da pandemia, o mínimo que esperavam era o pagamento dos salários atrasados e a garantia de regularizar o recebimento dos próximos. As recepções das unidades encontram-se lotadas em virtude do crescimento dos casos com síndromes gripais.

Leia também

A GazetaWeb teve acesso a diversos diálogos entre coordenadores de setores das UPAs com os colaboradores. Os gestores tentam minimizar a pressão que sofrem pela cobrança dos salários, apontando que já colocaram até os cargos que exercem à disposição da direção das UPAs e das empresas que são ligados, visto que não há uma solução para o pagamento do calote. As mensagens não serão divulgadas no corpo da reportagem para evitar que os profissionais sejam perseguidos.

Os salários em atraso são de novembro e dezembro. O salário de outubro foi pago em 16 de dezembro. Técnico radiologia, técnico imobilização e médicos ortopedista estão com os salários atrasados.

Além dos salários, a denúncia aponta que está faltando dipirona injetável e comprimidos estão sendo oferecidos aos pacientes. Além disso, não tem vitaminas. Isso porque os fornecedores não estão sendo pagos.

Ainda de acordo com os trabalhadores, os médicos deram um ultimato: o pagamento até segunda ou eles vão abandonar os postos de trabalho. “Hoje, sinceramente, já falei com eles e disse que é muito injusto deixá-los nessa situação. Lamento demais que vocês tenham trabalhado e não estejam recebendo. Se dependesse de mim, isso não aconteceria”, disse um gestor em um grupo de trabalho aos colegas da UPA.

Os trabalhadores justificaram que não denunciaram o calote da Sesau ao Ministério Público do Trabalho (MPT/AL) pelo fato de as funções nas UPAs terem sido preenchidas por indicações políticas. A reportagem procurou um posicionamento da Sesau sobre as denúncias realizadas pelos trabalhadores, mas, em regra, a pasta não tem respondido às demandas enviadas pela Gazeta.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas