A presidência da Câmara Federal marcou para a manhã desta quarta-feira (25) a posse do estudante de direito Val Amélio (PRTB) como deputado federal pelo estado de Alagoas. Amélio será o parlamentar mais jovem do Brasil no exercício do mandato na Câmara. A posse estava marcada para a tarde desta terça-feira (24), mas em virtude da votação de vetos presidenciais e da nova meta fiscal a solenidade foi adiada.
Para Val Amélio, sua chegada a Câmara Federal traz uma grande responsabilidade, sobretudo, neste momento de turbulência política, econômica e social. Ele lembrou que, apesar de ter 22 anos, tem consciência dos problemas que Alagoas enfrenta e espera contribuir de forma propositiva. Nas eleições de 2014, ele obteve 58.095 votos e era o primeiro suplente na coligação Caminhado com o Povo, que era formada pelos partidos PRTB, PPL e PMN.
Leia também
"Tenho acompanhado as discussões políticas que pautam o cenário atual. No começo da semana, tive a oportunidade de participar do encontro entre o ministro do Transporte, Maurício Quintella, e o governador Renan Filho. Como deputado, espero contribuir com meu estado", expôs Amélio em entrevista a Gazeta de Alagoas.
Val Amélio chega à Câmara Federal após o ex-prefeito de Maceió e deputado federal, Cícero Almeida (PMDB), apresentar um pedido de licença médica pelo período de 122 dias. Amélio é segundo suplente a tomar posse como deputado na bancada federal de Alagoas no mês de maio. Com a ida de de Quintella para o governo federal, Nivaldo Albuquerque (PRP) também foi empossado como parlamentar.