Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Prefeitura de Maceió cria portal exclusivo para divulgar uso de recursos das chuvas

Ferramenta vai possibilitar que órgãos de controle e sociedade fiscalizem o uso da verba

A Prefeitura de Maceió criou uma página exclusiva no site institucional para divulgar a aplicabilidade dos recursos emergenciais que foram repassados pelo Governo Federal para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas na capital.

O município disponibilizou esta ferramenta, contribuindo para que os órgãos de controle e a sociedade possam fiscalizar e acompanhar a execução desta verba pública com maior facilidade.

Com o reconhecimento do estado de calamidade pela Defesa Civil Nacional, Maceió recebeu R$ 6,5 milhões da União para a compra de cestas básicas, kits de higiene, colchões, marmitas, kits dormitório e combustível.

Nesta condição de emergência, os recursos podem ser comprados diretamente, sem a necessidade de todo o trâmite relativo à licitação, e, por este motivo, a prefeitura criou o mecanismo de transparência.

Em reunião, ocorrida por solicitação da própria gestão, no Ministério Público Federal (MPF), ainda no início de junho, foi feita a apresentação do plano preliminar dos investimentos e atendimento à população, estimando-se que os beneficiários serão mais de 15 mil pessoas atingidas pelas chuvas, seja direta ou indiretamente.

Artigos Relacionados

Agora, com o lançamento de um portal da transparência exclusivo para esses recursos, a Prefeitura de Maceió adota posição de vanguarda e assegura a possibilidade de fiscalização da sociedade. Para o secretário de Governo, Ivan Carvalho, essa é mais uma demonstração do compromisso do prefeito JHC com a gestão pública.

“Em toda sua vida política, o prefeito JHC se notabilizou pelo combate ao desperdício de dinheiro público e fiscalização. A criação de um portal da transparência dedicado exclusivamente para esses recursos é um atestado do compromisso histórico dele com o conjunto da sociedade e o respeito aos órgãos de controle, que têm sido parceiros da gestão”, enfatiza Ivan Carvalho.

O secretário municipal de Controle Interno, José Neto, que também participou da elaboração da ferramenta, destacou o ineditismo da medida e a facilidade oferecida pelo modelo. “Trata-se de ação de transparência que combina com as melhores práticas de gestão pública. O promotor, o controlador ou qualquer cidadão poderão clicar no número do processo para ter acesso ao inteiro teor do seu conteúdo, com as cotações e empresas das quais serão adquiridos os itens”, explicou.

O plano de ação foi desenhado com a participação de diversas pastas municipais, como Assistência Social, Defesa Civil, Controle Interno e Governo.

*com Secom Maceió

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas