Prefeitos pedem aporte emergencial de R$ 4 bilhões ao Governo Federal
Reunião na CNM teve a participação de deputados federais; comitiva alagoana participou do evento
Prefeitos alagoanos participaram de uma reunião com deputados federais, na manhã desta quarta-feira (18), em Brasília, na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O encontro faz parte da mobilização nacional de prefeitos que lutam pelo apoio do Governo Federal para equilibrar as contas das cidades. Na ocasião, os gestores mostraram a realidade financeira dos municípios e receberam apoio dos parlamentares.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

As pautas levadas pelo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, têm o intuito de defender mais recursos para os municípios alagoanos, que pedem ao Governo Federal um apoio emergencial na casa dos R$ 4 bilhões.
Leia também
Entre os pontos discutidos e entregues à Câmara dos Deputados estão o respeito a algumas leis que estão tramitando e precisam da interferência direta dos parlamentares para não prejudicarem ainda mais as finanças municipais, como a que trata dos precatórios, assim como a votação do piso do magistério.
Os prefeitos também pediram uma atenção especial em relação aos cortes que o governo deve fazer no ano que vem em medidas que são obrigatórias. No orçamento da Assistência Social, por exemplo, a projeção aponta para um corte de 97,4%. Cortes também estão previstos na Saúde e na Educação.


Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira
O presidente da AMA fez uma avaliação positiva da reunião. "Recebemos o apoio dos deputados presentes e marcamos para dia 26 outra reunião com os presidentes das associações. Foi uma reunião bastante produtiva, que terá continuidade para uma grande mobilização nacional", afirmou.
Além de Alagoas, prefeitos de outros estados estão se mobilizando para atender a uma campanha da CNM e pressionar a bancada federal. Nos últimos meses, houve uma queda na arrecadação e isso se refletiu de maneira muito forte em todo o Brasil, com ênfase ainda maior no Nordeste, no Centro-Oeste e no Norte.
