Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Prefeito eleito, JHC deve anunciar equipe de transição até esta terça-feira

Indicados vão trocar figurinhas com nomes da atual gestão visando elaborar um relatório

O prefeito eleito de Maceió, JHC (PSB), deve anunciar, nesta terça-feira (1º de dezembro), a equipe que vai atuar na transição de governo. Nomes para a composição estão sendo avaliados - alguns já decididos - e indicarão, de maneira preliminar, qual será o perfil adotado pela futura gestão.

Na entrevista que concedeu após ser declarado vencedor, João Henrique Caldas foi questionado sobre o provável secretariado. Ele afirmou que tem escolhas definidas e outras em análise, mas que somente revelaria em tempo oportuno.

Leia também

Ainda na ocasião, JHC sinalizou que utilizaria muito a experiência do vice-prefeito eleito, Ronaldo Lessa (PDT), na futura gestão. Lessa comandou a prefeitura entre 1993 e 1996, e foi governador por dois mandatos, e, naturalmente, é um dos cotados a compor a equipe de transição e até uma pasta a partir de 2021, para não ser uma figura decorativa.

A cientista política Luciana Santana analisa que o prefeito eleito agora deve se dedicar a buscar os realinhamentos necessários para garantir a governabilidade e a viabilidade do cumprimento das propostas feitas durante a campanha eleitoral.

"Primeiro passo é entender as características da equipe de transição, dos possíveis nomes que vão estar sendo indicados para secretarias, além disso, aguardar as perspectivas para estes apoios, que podem vir a ser obtidos da transição até a posse, em janeiro", explica Luciana.

Como só falta um mês para a posse, os trabalhos da equipe de transição precisam ser iniciados o mais rápido possível. Na semana passada, a prefeitura da capital informou que estava finalizando os preparativos para o processo de transição, seguindo os parâmetros recomendados pelo Ministério Público Estadual (MPE) e norteados por resolução normativa do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL).

A comissão mista de transição de gestão vai ser anunciada no Diário Oficial do Município (DOM), até o dia 4 de dezembro. O grupo será composto por cargos em comissão, servidores efetivos e indicações da equipe da nova gestão. A missão é elaborar um relatório, que será entregue ao Ministério Público Estadual (MPE), ao atual prefeito, Rui Palmeira (sem partido), e ao prefeito eleito.

Apesar das farpas e rixas durante a campanha, a prefeitura assegura que o Gabinete de Governança atuará como facilitador do processo, documentando as reuniões da comissão e monitorando os encaminhamentos. Na reunião inicial, será apresentado à equipe da nova gestão o calendário de reuniões setoriais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas