Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

PMs se reúnem, pressionam Renan Filho e cobram projetos que tratam de promoção até previdência

Promessas não cumpridas pela gestão estadual esgotaram a paciência dos militares que cobram dignidade para tropa

São quase oito anos de apenas promessas e reuniões com representantes do governo do Estado que não levam a lugar algum. Cansados, militares alagoanos se reuniram, na tarde desta terça-feira (18), na sede da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, para cobrar os projetos de lei que afetam a estrutura salarial e de carreira. Eles pressionam o governador e pedem que ele envie os projetos para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Em dezembro do ano passado, os militares divulgaram uma carta pública para o governador Renan Filho, com esperança de “humanizar seu coração”. Os policiais expuseram que o governador engavetava os projetos que podem mudar a realidade da categoria. Eles pontuaram, à época, que Renan Filho, com tais atitudes, humilhava e desdenhava da corporação.

Leia também

Como resultado da reunião desta terça, um documento foi elaborado e será enviado para o comando das tropas, explicando as propostas e solicitando, também para o governador, uma reunião com o chefe do executivo estadual.

O presidente da Assomal, tenente-coronel Paes, explicou que os três projetos trazem dignidade aos militares estaduais. Os projetos são o sistema de proteção social, o escalonamento vertical e a organização do quadro organizacional. “Todos esses projetos já estão no Gabinete Civil, então falta só o governo enviá-los para a casa legislativa. É o clamor da nossa tropa”, desabafou. Uma nova assembleia foi marcada para o dia 8 de fevereiro.

Imagem ilustrativa da imagem PMs se reúnem, pressionam Renan Filho e cobram projetos que tratam de promoção até previdência

Em relação ao Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais, que é o sistema de previdência próprio da categoria, eles pleiteiam que sejam isentos os pensionistas e militares que têm graves comorbidades e que foram reformados por doença. Sobre o escalonamento, um salário de Coronel que sirva de base para o restante foi proposto. Dessa forma, o coronel receberia o teto salarial de R$ 29 mil reais, e o solado 20% disso, o equivalente a R$ 5.800. Sobre o quadro organizacional, eles pedem o aumento de vagas.

Presente na assembleia, o coronel Goulart pontuou que o projeto de Lei do Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais é importantíssimo. “Todos os estados, ou quase todos, já regulamentaram desde 2019, e esse projeto vem há quase dois anos no Gabinete Civil, na Seplag. Ele chega na reta final bastante mastigado. Esperamos que o governador encaminhe esse projeto da Previdência Social, porque ela dá dignidade aos pensionistas que hoje vivem de forma aflita."

Sobre o projeto de escalonamento, Goulart disse que traz, definitivamente, a dignidade para o policial. “Sempre defendi que todos têm que ter um equilíbrio nessa questão salarial, e essa proposta do escalonamento é unânime na tropa. Ele vai contemplar quase 20 mil famílias, é um impacto grande. A hora é agora. Se a gente perder esses dois meses, acabou”, frisou Goulart.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas