Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Picciani protocola lista de assinaturas para retornar à liderança do PMDB

Secretaria-Geral da mesa recebeu lista com apoio de 36 nomes

Aliado do Palácio do Planalto, o ex-líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ) protocolou na manhã desta quinta-feira (17) na Secretaria-Geral da Mesa da Casa lista com assinaturas de apoio para a recondução dele à liderança do partido.

De acordo com Picciani, foram 36 assinaturas, número suficiente para que ele possa retornar ao comando da bancada. Até a última atualização desta reportagem, as assinaturas estavam sendo checadas pela equipe técnica da Casa.

Na semana passada, Picciani havia sido substituído pelodeputado Leonardo Quintão (PMDB-MG)após a formação de outra lista de apoio em um movimento patrocinado pelo presidente do partido e vice-presidente da República, Michel Temer. A mudança também teve apoio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Parte da bancada se queixou dalista oficial do PMDBpara compor a comissão especial do impeachment na Câmara.

Leia também

Após a checagem das assinaturas, caso a lista seja considerada autêntica, Picciani deverá ser automaticamente reconduzido à liderança, o que pode ocorrer ainda nesta quinta-feira. "Eu fui obrigado a fazer uma lista porque era a única forma de retonar ao mandato para o qual eu fui eleito e manter o calendário da bancada que prevê a eleição direta, sem listas, para fevereiro", justificou Picciani após protocolar a lista.

A Secretaria-Geral explicou que qualquer pedido com ao menos 36 assinaturas de deputados do PMDB pode destituir o atual líder do partido e substituí-lo automaticamente.

Nos últimos meses, Picciani se aproximou do Palácio do Planalto e acabou se isolando dentro da bancada. Um dos pontos polêmicos para o seu isolamento foi a indicação, por Picciani, de membros para a comissão especial que analisará o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele indicou parlamentares menos críticos ao governo, o que desagradou a ala dissidente do PMDB favorável à saída de Dilma do poder.

Para garantir o apoio de Picciano, o governo estava articulando nos bastidores para que deputados da base migrassem para o PMDB para ajudá-lo a ter assinaturas suficientes para voltar ao cargo.

O assédio do governo desencadeou uma ação capitaneada por Temer, que resultou em uma resolução aprovada pela Executiva Nacional na quarta-feira (16) pararestringir a filiação de deputados federaisao partido. Com a nova regra, todas as novas filiações terão que receber o aval da cúpula da legenda.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas