Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (29) pela TV Gazeta, no AL TV 2ª edição, mostra que o prefeito de Maceió, JHC (PL), lidera a corrida eleitoral na capital com 74% das intenções de voto.
Logo em seguida, aparecem Rafael Brito (MDB) e Lobão (Solidariedade), com 4%. Eles estão empatados, conforme o levantamento. Considerando a margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos, Rafael Brito e Lobão têm entre 1% e 7%. Lenilda Luna (UP) tem 2%, e Rony Camelinho pontuou com 1%.
Leia também
Os indecisos são 6%, e branco e nulos somam 9%. Os números dizem respeito à pesquisa estimulada, quando o entrevistado é informado sobre o nome e o partido de todos os candidatos.
O Instituto Quaest também pesquisou a intenção de voto espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados. Os resultados: JHC tem 37%, e Rafael Brito, 2%. Os demais candidatos não pontuaram. O percentual de indecisos é de 58%.
JHC tem a maior aprovação, e Lobão é o mais rejeitado
O prefeito e candidato à reeleição JHC (PL) tem a maior aprovação entre os candidatos ao comando do município, com 80%. Por outro lado, Lobão (Solidariedade) é quem tem maior rejeição, com 53%. Em seguida, vem Rafael Brito (MDB), com 23%, e 14% rejeitam JHC.
A pesquisa Quaest foi realizada presencialmente com 900 pessoas de 16 anos ou mais em Maceió, entre os dias 26 e 28 de agosto. O nível de confiança das estimativas é de 95%. Isso significa que, se o estudo fosse repetido 100 vezes, em 95% das vezes os resultados estariam dentro da margem de erro.
O levantamento foi registrado no TSE com o número AL-06310/2024.