Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Pela 2ª vez este ano, Governo de AL amplia limite para abertura de créditos suplementares

Executivo alega que, com a pandemia, é necessário alterar o orçamento para 'atender ao interesse público'

Apesar de repetir que o Estado tem equilíbrio nas contas, arrecadação recorde e reserva em caixa, o governador Renan Filho (MDB) conseguiu, pela segunda vez, em 2021, a aprovação de um projeto de lei que altera o orçamento e permite o governo ampliar o limite percentual de abertura de créditos suplementares em até 30% do total da despesa fixada para o exercício de 2021. A proeza passou na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), nesta quarta-feira (15), sem qualquer barreira ou protesto da bancada de oposição.

Na mensagem que encaminhou ao Parlamento, no dia 23 de agosto, o chefe do Executivo pediu ao presidente da Mesa Diretora, deputado Marcelo Victor (Solidariedade), que a proposta fosse analisada em caráter de urgência. Em menos de um mês de tramitação e com pareceres positivos das comissões temáticas, o governo abre a torneira para liberação de mais verbas públicas.

Leia também

A argumentação do Palácio República dos Palmares era a de que a pandemia ocasionou uma severa crise sanitária e econômica, sendo “necessário o reajuste orçamentário para atender ao interesse público, notadamente no que concerne às despesas necessárias nas searas da saúde e da segurança pública, demonstrando-se flagrantemente insuficiente o limite fixado pela atual redação” da Lei Orçamentária Anual.

Também alegou que recentes atos normativos que promoveram determinações significativas no âmbito educacional, a exemplo da Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020 (Lei do Fundeb), inviabilizariam o devido cumprimento do mínimo constitucional para aplicação na manutenção e desenvolvimento do ensino, se a adequação ao orçamento não fosse feita.

Esta é a segunda vez, só este ano, que a Assembleia Legislativa promove a mudança na Lei Orçamentária a pedido do governo do Estado. Na primeira, em abril, os deputados autorizaram elevar de 10% para 25% o limite de abertura de crédito. No entanto, o governador justifica que a alteração foi “insuficiente para atender às expectativas orçamentárias, inviabilizando a sua execução no Estado de Alagoas”.

Enquanto tramitava na Casa de Tavares Bastos, o novo projeto apresentado pelo Executivo, que pedia majoração do limite para abertura de crédito para até 40%, sofreu uma modificação. Uma emenda modificativa estipulou o percentual em 30%. Esta autorização, todavia, impede que a utilização desta cota beneficie o Poder Judiciário, o Ministério Público, Defensoria Pública e o Tribunal de Contas. O crédito adicional só deve ser usado em órgãos do governo.

No parecer relatado pelo deputado estadual Bruno Toledo (PROS), na 3ª Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia da ALE, havia uma concordância com os argumentos apresentados pelo governador, nos aspectos jurídico, constitucional e financeiro.

A pedido do deputado Silvio Camelo (PV), líder do governo na Assembleia, a proposta foi incluída na ordem do dia (para votação em primeiro turno), na sessão ordinária desta quarta-feira (15), e, posteriormente, numa sessão extra, para votação do texto final, incluindo a emenda modificativa. Curiosamente, a matéria foi aprovada sem nenhuma dificuldade, livre de qualquer declaração da bancada de oposição.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas