Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Paulo Dantas pede autorização à ALE para alterar estrutura administrativa do Estado

Governador pretende elaborar leis delegadas com objetivo de fazer ajustes na gestão estadual e criar novas secretarias

Já está nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa o ofício encaminhado pelo Poder Executivo no qual o governador Paulo Dantas pede autorização para elaborar leis delegadas com o intuito de promover alteração na estrutura da gestão estadual. Se a liberação for concedida, o governo poderá fazer ajustes que julgar conveniente na administração. Dantas tem repetido que gostaria de criar, pelo menos, duas novas secretarias no próximo mandato.

A mensagem que encaminhou ao Legislativo foi lida no horário do expediente da sessão ordinária desta terça-feira (8). Com o cumprimento deste rito legal, a matéria parte para análise mais detalhada dos integrantes das comissões mais importantes da Casa, sobretudo a de Constituição, Justiça e Redação, além de Orçamento e Finanças.

Se houver necessidade e conveniência, a Mesa Diretora pode sugerir um parecer em conjunto, dando mais celeridade à tramitação do texto na ALE e, assim, colocar em prática um desejo do governador de proceder a alteração da estrutura da administração direta, autarquias e fundações do Governo do Estado. Neste caso, a Assembleia expediria uma resolução com a autorização pretendida.

“O objetivo é permitir a implantação de uma nova organização administrativa condizente com a execução das políticas públicas a serem implementadas no Poder Executivo do Estado de Alagoas, para o que se faz necessária a delegação pretendida, pelo prazo de 180 dias, a contar da expedição da competente resolução”, destacou.

Com a medida, Paulo Dantas quer ampliar o raio de atuação e obter a autorização para criar, incorporar, transferir, extinguir e alterar órgãos públicos, inclusive autônomos ou unidades da administração direta; e criar, transformar e extinguir cargos de provimento em comissão e funções de confiança de órgãos e entidades do Poder Executivo, podendo definir ou alterar as denominações e atribuições.

Além disso, pode mexer na estrutura de entidades da administração indireta, realocar atividades e programas, remanejar dotações orçamentárias e alterar vinculações. Durante entrevista à Rádio 98FM Gazeta – e confirmada em coletiva de imprensa esta semana – o governador revelou que tem a pretensão de criar as secretarias de Turismo e da Pessoa com Deficiência.

Artigos Relacionados

Por outro lado, disse que ainda pretende aprimorar a ideia ouvindo especialistas nestes segmentos para apresentarem a contribuição que precisa para a montar as pastas, com orçamento e organograma próprios. Quanto ao secretariado, mais uma vez informou que só deve bater o martelo com as indicações em dezembro, quando fará o anúncio oficial, adiantando que vai ampliar a participação feminina no alto escalão.

Ele também anunciou a equipe de transição de governo, que já começou a trabalhar imediatamente, e os nomes foram apresentados. Compõem o grupo a secretária-chefe do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; a secretária de Governança, Poliana Santana; o secretário da Fazenda, George Santoro; a secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Renata Santos; e a procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas