Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Paula Dantas: AL vai ampliar legislação para receber hidrogênio verde

Novidade foi informada pela secretária estadual de Planejamento, em entrevista à Gazeta News


				
					Paula Dantas: AL vai ampliar legislação para receber hidrogênio verde
Paula Dantas: AL vai ampliar legislação para receber hidrogênio verde. Reprodução

Da Bélgica, integrando a delegação alagoana em compromissos internacionais, a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, concedeu entrevista ao Programa Boletim Gazeta, na Gazeta News, na manhã desta quarta-feira (15), e garantiu que o Estado está pronto para firmar novas parcerias e assinar termos de cooperação técnica com investidores de energia renovável.

Ao lado do governador Paulo Dantas, a secretária participou do maior evento sobre hidrogênio verde, em Roterdã, na Holanda, com a intenção de fortalecer os marcos legais em torno daquele que é considerado o combustível do futuro. Duas empresas com expertise foram apresentadas aos integrantes do Consórcio Nordeste e já firmaram negócio com o Piauí e Ceará.

Leia também

“No caso de Alagoas, temos que ter segurança jurídica para termos condições de ter essa nova energia. Vamos elaborar projetos de lei para serem votados na Assembleia e, até o fim da gestão, assinar protocolo de intenções para receber as empresas e credenciar os possíveis compradores”, destacou.

Os governadores do Nordeste, reunidos pelo Consórcio Nordeste, foram recebidos pela princesa Astrid, da Bélgica, e pela Comissão da União Europeia para discutir parcerias, intercâmbios e apresentar propostas de integração entre a União Europeia, o Reino da Bélgica e os Estados do Nordeste.

O governador Paulo Dantas reforçou a vocação turística de Alagoas e o potencial do Estado para investimentos em energias renováveis, além de destacar a solidez fiscal e a segurança jurídica que hoje o estado de Alagoas tem.

Avanços sociais notórios, como o Estado que mais investe com recursos próprios dentro do país, a exemplo de ser o Estado que mais cresceu o PIB em 2023 e por ser o Estado que mais gerou empregos no ano passado, proporcionalmente. Isso tudo dá confiança para que um empreendedor internacional invista em Alagoas.

Também foi discutido um plano de investimento em hidrogênio verde e uma proposta de trabalharem juntos pela descarbonização das cidades, tanto belgas quanto nordestinas.

O diretor de Relações Bilaterais da Bélgica com as Américas e Caribe, Patrick Herman, anunciou que o governo belga visitará o Brasil no mês de novembro e recebeu o convite para ir a Alagoas. “Desejo que visitem Alagoas e conheçam todas as oportunidades de parcerias que temos a oferecer e a segurança que ofertamos aos nossos investidores”, convidou Paulo Dantas.

A secretária Paula Dantas lembrou os outros compromissos da delegação alagoana na Europa. Nesta quinta-feira (16), o grupo vai recepcionar 50 estudantes do ensino médio em Londres que farão intercâmbio de conhecimento a partir do programa Daqui para o Mundo, do Governo de Alagoas.

Em seguida, a comitiva segue para Estônia e Finlândia, em uma agenda sobre governo digital. Alagoas tem duas parcerias já firmadas com bancos internacionais que garantem a oferta de serviços digitais à população. São R$ 150 milhões assegurados para investimentos em inovação, tecnologia e conectividade.

“Vamos adquirir um novo DataCenter, criar um aplicativo para o cidadão e investir nas Infovias (conjunto de linhas digitais por onde trafegam os dados das redes eletrônicas). Nos próximos anos, estes indicadores de conectividades vão melhorar bastante a partir destes investimentos”, garantiu a secretária da Seplag.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas