Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Para votar impeachment, deputados deixam ministérios e secretarias

Trocas envolvem parlamentares pró e contra o afastamento de Dilma. Exonerações atingem governos federal e de 9 estados.

Deputados deixaram o comando de ministérios e secretarias estaduais para reassumir seus mandatos na Câmara e participar da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, prevista para ocorrer no domingo (17).

Segundo levantamento feito pelo G1, 26 parlamentares de 9 estados retomam seus mandatos, ainda que temporariamente.
As trocas levam para a Câmara 17 parlamentares favoráveis ao impeachment e 9 contrários. Dos 26, 4 pertencem ao PT, 6 ao PMDB, 4 ao PSD, 3 ao PSDB e 2 ao PSB. Os demais são do PPS, PTB, DEM, PR, PSC e PV.
No caso dos 17 que entram a favor do impeachment, saem 12 que declararam voto a favor, um contra e 4 indefinidos ou que não declararam voto.
No caso dos 9 que entram contra o impeachment, saem 4 que declararam voto contra, dois a favor e 3 que estão indefinidos ou que não declararam voto.
Entre os ministros de Dilma, retornaram Marcelo Castro (Saúde), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Mauro Lopes (Aviação Civil) do PMDB, e Patrus Ananias (PT), ministro de Desenvolvimento Agrário, todos contrários ao impeachment. Entre os suplentes, dois não divulgaram o voto, um votaria contra e outro a favor.
Em São Paulo, foram exonerados o secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro (PSDB), Samuel Moreira (PSDB), da Casa Civil; Arnaldo Jardim (PPS), da Agricultura e Rodrigo Garcia (DEM), da Habitação. Roberto de Lucena (PV-SP), que era secretário de Turismo, deixou o posto no começo de abril. Todos votarão pelo impeachment de Dilma.
Os suplentes também votariam a favor do impeachment: Mendes Thame (PV), Lobbe Neto (PSDB), Marcelo Aguiar (DEM), Roberto Freire (PPS) e William Woo (PP-SP).
No Rio de Janeiro, quatro deputados voltam: Pedro Paulo Carvalho, secretário executivo municipal de governo; Sérgio Zveiter, secretário municipal de habitação; Arolde de Oliveira (PSC), secretário de Trabalho e Renda; e Marco Antônio Cabral, secretário estadual de Esporte e Lazer.
Entre os suplentes, Laura Carneiro (PMDB) posicionou-se a favor do impeachment. José Augusto Nalin (PMDB) não divulgou sua opinião.
No Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), atualmente chefe da Casa Civil do estado, havia divulgado que iria reassumir para votar a favor do impeachment, mas desistiu. 
Segundo sua assessoria, ele desistiu por orientação de advogados. O objetivo é evitar que Osmar Bertoldi (DEM), um dos suplentes da coligação, que está preso preventivamente acusado de agredir a ex-noiva, segure a vaga até que seja julgado.
Em Goiás, Thiago Peixoto (PSD), que estava na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Goiás, voltou para votar a favor do impeachment, segundo a chefe de gabinete do parlamentar. Sandes Junior (PP), que sai, se posicionou a favor.
Na bancada de Pernambuco, retornam o secretário das Cidades de Pernambuco, André de Paula (PSD), para votar a favor do impeachment; Felipe Carreras (PSB), do Turismo, e Danilo Cabral (PSB), do Planejamento, que, favoráveis impedimento, manifestaram interesse em participar da votação; e Sebastião Oliveira (PR), secretário de Transportes, também a favor do impeachment. Os suplentes também votariam a favor.
Em Minas Gerais, Odair Cunha (PT) deixa a secretaria de Governo para votar contra o impeachment, bem como Miguel Correa (PT), da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior.
Na bancada, que inclui dois ministros que votam contra o impeachment, saem quatro suplentes. Ademir Camilo (PTN) e Silas Brasileiro (PMDB) não se pronunciaram. Wadson Ribeiro (PCdoB) e Adelmo Carneiro Leão (PT) votarão contra o impeachment.
No Piauí, saem Rejane Dias (PT) do comando da Secretaria de Educação, e Fábio Abreu (PTB), secretário de Segurança, ambos contrários ao impeachment. Na bancada, o ministro da Saúde também votará contra. Eles substituem Flávio Nogueira (PDT) e Mainha (PP) que também votariam contra. Silas Freire (PR) não foi encontrado.
Em Santa Catarina, João Paulo Kleinübing (PSD), até então secretário de Saúde, e Cesar Souza (PSD), da Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos, pediram exoneração e retornaram à Câmara. Angela Albino (PCdoB), uma das suplentes, informou que votaria contra o impeachment. Edidnho Bez (PMDB) não foi encontrado. A assessoria do PMDB em Santa Catarina informou que Bez tem posicionamento favorável ao impeachment.
No Ceará, Adail Carneiro (PDT) retomou o mandato para votar contra o impeachment. Seu suplente, Paulo Henrique Lustosa (PP), votaria contra.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas