Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Pajero utilizada por Renan Filho tem 'placa fria' e não consta no Denatran

Em defesa do governador, Detran diz que uso atende norma, mas governo não se encaixa em prerrogativa prevista em lei

O carro de luxo que o governador Renan Filho (MDB) usou, na segunda-feira (18), para deixar o estacionamento do Centro de Triagem, no Benedito Bentes, sob vaias, xingamentos e críticas, oficialmente não existe. A placa do veículo (QLA-0723), modelo Pajero Full blindado, não pertence a nenhum veículo usado no país, de acordo com o site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Em meio à curiosidade da reportagem, também tentamos outras variações, como OLA-0723 e DLA-0723. Em nenhum dos casos, os números se encaixam com o do modelo luxuoso usado pelo chefe do Executivo alagoano. Para a primeira combinação, a placa é de uma moto Honda Biz de Santa Maria da Vitória (BA) e a segunda é de um modelo Honda Civic sedã ano 2003, que circula em São Paulo.

Leia também

Como não tivemos acesso à verdadeira descrição do veículo, não se sabe se este modelo foi adquirido pelo governo de Renan Filho ou se o mesmo era utilizado pelo ex-governador Teotônio Vilela (PSDB). No Portal da Transparência, não há detalhes sobre esse patrimônio, que supostamente pertence ao Estado.

Versão

Procurada pela reportagem, a assessoria do Detran de Alagoas informou que não poderia dar detalhes, pois, "por razões legais, não pode divulgar informações sobre placas de veículos específicos". Mesmo sendo o veículo usado por um gestor público, o órgão lançou mão de um princípio genérico que preserva a situação de carros pertencentes a qualquer contribuinte.

Imagem ilustrativa da imagem Pajero utilizada por Renan Filho tem 'placa fria' e não consta no Denatran
| Foto: FOTO: Reprodução

Mais adiante, porém, a assessoria acrescenta que os "veículos disponibilizados para autoridades públicas podem, a requerimento das autoridades de segurança, utilizar placa reservada e/ou de representação".

Para justificar a versão oficial, ainda cita que tal regra se baseia no que consta nos artigos 115 e 116, do Código de Trânsito Brasileiro, regulamentados pelo parecer nº 001/2019 do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas e pela portaria nº 1194/2019 do Detran/AL.

Omisso

O detalhe é que, ao consultar os referidos artigos citados, em nenhum dos casos, o governador, como autoridade máxima do Estado, se enquadra nas exigências. Isto porque, conforme o Artigo 115, em seu inciso 7º, se refere a autorizações específicas concedidas para veículos utilizados apenas por membros do Poder Judiciário e Ministério Público. E, mesmo nestes casos, com regulamentos fornecidos pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Por sua vez, o Artigo 116 faz menção apenas a veículos de propriedade da União, dos Estados e do Distrito Federal, mas somente, quando registrados e usados em serviço reservado de caráter policial, poderão ter placas particulares. Ainda assim devem obedecer aos critérios da legislação que regulamenta o uso de veículo oficial.

Ou seja, a úncia possibilidade do Governo de Alagoas ter esse carro à disposição do governador seria com placas devidamente institucionalizadas na cor branca, como eram e ainda são utilizados em todo o país.

Diante da irregularidade, o Ministério Público do Estado, no uso de suas atribuições, que compete fiscalizar, entre outras, a gestão pública, precisa se pronunciar para esclarecimento, punição e até mesmo correção deste fato.

Nacional

Essa não foi a primeira vez que uma autoridade pública, com função de representatividade paga com dinheiro público, foi flagrada na mesma situação. Em março de 2018, a Globonews havia feito levantamento semelhante sobre o carro oficial utilizado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB).

À época, também descobriram que o veículo, de placa LTU-7690, era "invisível" e, mesmo tendo sido multado 55 vezes, não podia mais ser rastreado nos sites de consulta. Depois da polêmica, o prefeito negou que utilizasse um veículo com placa fria e tratou a questão comofake news.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas