Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Oposição culpa governo Dilma por novo rebaixamento da nota do país

Agência Moody's tirou grau de investimento do Brasil nesta quarta. Fazenda se compromete com ajuste; líder do PT diz que 2016 trará 'virada'

Após o rebaixamento, o Ministério da Fazenda divulgou nota afirmando que a decisão das agências de classificação de risco de rebaixar a nota de crédito do Brasil "não altera o comprometimento com o ajuste fiscal"planejado pelo governo Dilma Rousseff.

"O governo reitera que a posição das agências de rating não altera o comprometimento com o ajuste fiscal necessário para a estabilização da trajetória da dívida pública e na perspectiva de recuperação da economia brasileira no médio prazo", diz a nota.

Leia também

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), admitiu que o rebaixamento pela Moody's era "algo esperado", devido às dificuldades econômicas enfrentadas pelo país nos últimos meses. Ele disse, porém, que 2016 representará um "momento de virada" para o Brasil retomar o crescimento.

Segundo o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, Humberto Costa assumirá o posto de líder do governo no Senado, substituindo o senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

"Já era algo esperado em razão as dificuldades que passamos nos últimos meses, especialmente no final do ano. Mas por outro lado acho que o ano de 2016 vai representar um momento de virada devido as medidas que já foram tomadas pelo governo, pelo Congresso Nacional e que vão agora ser implementadas. A expectativa é que o governo assuma a liderança no processo de retomada de crescimento do Brasil", disse Costa.

Veja abaixo o que disseram parlamentares de oposição:

Aécio Neves (PSDB-MG), senador e presidente nacional do PSDB

"Esse é o pior sinal possível e ao contrário do que o PT gosta de afirmar a responsabilidade por mais esse rebaixamento é exclusivo do governo brasileiro. Hoje esse revaixamento significa menos competitividade, mais desemprego, descontrole da economia cada vez mais. Hoje o Brasil prova o gosto amargo dos equívocos de um governo que não atendeu a nenhum dos alertas que foram feitos , inclusive, na campanha eleitoral".

Agripino Maia (DEM-RN), senador e presidente nacional do DEM

"Estamos em uma escalada que governo não consegue conter. Esses rebaixamentos são a a incapacidade do governo de conter o déficit das contas públicas. É a deterioração das contas públicas q governo não conter. Não consegue aprovar medidas que deseja. o rebaixamento é resultado da visão que estão tendo do Brasil em razão do governo não ser capaz de mudar o curso das coisas".

Aloysio Nunes (PSDB-SP), senador

"Há muito tempo as questões institucionais da economia brasileira vem se degradando, especialmente a questão fiscal, os gastos do governo que não correspondem às receitas do governo. A perspectiva futura é que só virão para o Brasil investimentos para especular, ganhar dinheiro a curto prazo por conta da alta taxa de juros no Brasil que é muito maior que aquela que se pratica lá fora. É preciso fazer um conjunto de reformas que ataque na raiz as causas desses gastos descontrolados".

Ronaldo Caiado (DEM-GO), senador e líder do DEM no Senado

"Dilma empurra o país ladeira abaixo. Quanto mais tempo esse governo continuar, mais o país irá amargar perdas. Hoje a imagem é de um país enfraquecido, sem condições de honrar seus compromissos e visto com grande desconfiança pelo mercado."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas