Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

MPE quer realocação imediata do Hospital Portugal Ramalho

Motivo são as rachaduras e afundamento de solo; segundo o órgão a estrutura põe em risco a vida de pacientes e profissionais

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL) quer que o Governo do estado, em caráter emergencial, realoque o Hospital Psiquiátrico Portugal Ramalho para outra localidade afim de evitar o que o órgão ministerial chama de "tragédia anunciada". Isso porque, após inspeção realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL), foi constatado que o atual prédio, localizado no bairro do Farol, está com a estrutura comprometida em decorrência das rachaduras e afundamento de solo, causado pela extração de sal-gema da Braskem.

Por causa disso, o MPE determinou ainda o agendamento de uma audiência para discutir a situação. De acordo com o órgão, as condições estruturais do Portugal Ramalho estão colocando em risco a vida de pacientes e dos profissionais da saúde.

Leia também

Em parecer, a promotora de Justiça, Marluce Falcão e o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público afirmam que o MPE já havia solicitado a inclusão do Portugal Ramalho no plano indenizatório da mineradora, após reivindicação da própria direção hospitalar.

“Não há a menor possibilidade de a unidade continuar funcionando naquele local. Estão em área de risco, com pessoas que necessitam de tratamento diferenciado. O Ministério Público já alertou, cobrou providências, mas até agora nada foi feito e essa realidade delicada tem adoecido psicologicamente os profissionais e agravado a situação dos pacientes, além de ainda poderem ter a integridade física abalada. É preciso que medidas urgentes e indispensáveis sejam adotadas para que o Estado não seja punido por descaso e omissão, afinal estamos falando de vidas”, diz Marluce Falcão.

A promotora acrescenta que a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) também foi notificada a providenciar um novo local para a instalação do Hospital Escola, face o risco anunciado.

“Outro fato gravíssimo e que muito nos preocupa é que o relatório de inspeção relata a ocorrência de supostos crimes contra pacientes totalmente vulneráveis, algumas já divulgadas na mídia, com denúncias no Ministério Público e que já são objeto de apuração pela Polícia Judiciária e estão sob procedimento administrativo interno”.

A inspeção da OAB/AL, por meio da Comissão de Direitos Humanos, foi acompanhada pelo Conselho Regional de Serviço Social e Conselho Regional de Enfermagem e da Psicologia e noticiados pela direção da Instituição de Saúde, representada pela diretora Maria Derivalda Andrade, pelo coordenador Jurídico Dr. Williams Pacífico, servidores, além de membros da Comissão de Direito Médico da OAB/AL.

*Com MPE

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas