Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

MPE intensifica medidas de combate a crimes eleitorais

Procuradoria Regional Eleitoral espera que a população também denuncie casos de corrupção

Estratégias do Ministério Público Eleitoral intensificam o combate aos crimes de corrupção e tem parcerias com as polícias federal, civil e militar. A tecnologia está sendo utilizada para investigar denúncias, monitorar locais de votação e suspeitos. O trabalho da polícia segue em sigilo. A Procuradora Regional Eleitoral, Raquel Teixeira revelou que "este ano contamos também com o uso de drones da PF, no dia da eleição".

Segundo a Procuradora, "as forças policiais são a nossa grande parceira na prevenção e repressão aos crimes eleitorais. O eleitor também tem um papel importante". No primeiro turno, as estratégias deram certo e "esperamos que as mesmas medidas sejam adotadas neste segundo turno", disse a Procuradora.

Leia também

O Ministério Público Eleitoral considerou o primeiro turno como "bem tranquilo. Esperamos que o segundo também seja". Lembrou que a disputa, agora, se concentra apenas na capital. "Seguimos vigilantes quanto aos crimes eleitorais. Os promotores eleitorais e os juízes eleitorais contam com o apoio das polícias - civil, militar e federal -, da Procuradoria Regional Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral".

Raquel Teixeira destaca ainda a importância do voto consciente. "Todo o sistema da Justiça Eleitoral conta com o eleitor, para que ele vote consciente, não aceite vantagens em troca de votos, denuncie crimes, abusos e corrupção eleitoral".

A onda de fake news nos bastidores políticos de Maceió, além de chamar a atenção dos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral preocupa também o Ministério Público Eleitoral. Por ocasião das eleições de 2018, a Procuradoria Regional Eleitoral - respeitando a independência funcional dos promotores eleitorais - expediu instrução normativa orientando a respeito da adoção de providências contra a propagação de notícias falsas nas mídias sociais, ofensas a candidatos e outros crimes eleitorais.

O normativo visa assegurar o livre exercício do voto, eleições justas e livres e a democracia, especialmente quanto às notícias falsas (fake news) e aos discursos e práticas de coação, ódio e intolerância com motivação político-eleitoral. A medida tem a intenção de alertar sobre a importância de atuar com zelo na fiscalização das propagandas eleitorais.

Este ano, o MP Eleitoral firmou termo de cooperação técnica, com a participação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), da Polícia Federal (PF) e da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), para promover ações de combate à desinformação no campo eleitoral. Por meio deste termo de cooperação foi criado o núcleo de atuação e de delegacias voltadas ao combate à desinformação no âmbito eleitoral, permitindo a facilitação institucional à análise pericial de documentos com indícios de adulteração da verdade real, visando estabelecer diretrizes e mecanismos de transparência de redes sociais e de serviços de mensagens, para desestimular o seu abuso ou a manipulação com potencial de dar causa a danos individuais ou coletivos, explicou a Procuradora Eleitoral, Raquel Teixeira.

RECOMENDAÇÃO

O Ministério Público Eleitoral mantém as mesmas recomendações do primeiro turno. "Contamos com os eleitores, que são os principais e mais eficientes fiscais das eleições, podem e devem denunciar quaisquer irregularidades". A procuradora aproveitou para observar a importância das normas de segurança sanitária em razão da pandemia de coronavírus. "O uso de máscara é obrigatório, assim como portar documento com foto (caso o eleitor tenha feito a biometria, pode baixar o aplicativo e-Título e não precisará portar a documentação física) e manter o distanciamento social na hora de votar".

Os promotores de justiça de Alagoas nos períodos eleitorais são convocados e ficam à disposição do Ministério Público Eleitoral (Ministério Público Federal). Mesmo assim a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado mantém ativo os canais de comunicação com a população. Para fazer denúncia ao MP-AL é simples e prático. Deve ser realizadas por meio da Ouvidoria, por intermédio do site (mpal.mp.br/ouvidoria) ou pelo aplicativo "Ouvidoria MPAL", disponível para smartphones, Android e IOS.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas