Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

MP apura denúncia de que Estado contrata monitores para atuar como professores na rede pública de ensino

Governo estaria ignorando lista de candidatos aprovados em concurso público para Educação

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) está investigando a denúncia de que o Governo do Estado contrata monitores da educação para atuar como professores, ignorando a lista de candidatos aprovados em concurso público para o cargo efetivo de docente.

Chegou ao conhecimento da promotora Stela Valéria Soares de Farias Cavalcanti, da 18ª Promotoria de Justiça da Capital, que, eventualmente, o Estado tem utilizado a nomenclatura ‘monitor’ para designar profissionais contratados, de forma excepcional e temporária, para atuar como professores da rede pública estadual de ensino.

Nos mesmos documentos enviados ao MPAL, em que o Estado utiliza o termo ‘monitor’, também tem usado a expressão ‘professor temporário’.

De acordo com a promotora de Justiça, o governo pode contratar professores temporários em várias circunstâncias, definidas na Lei Estadual n. 7.966, de 9 de janeiro de 2018, para suprir carência de pessoal, como vacância do cargo, afastamento ou licença, mas não pode contratar monitores, que são auxiliares de docência, para atuação como professores.

Artigos Relacionados

Stela Valéria expediu uma recomendação à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para que não contrate monitores para exercer atividades de docente e também que se abstenha de utilizar a denominação “monitor” para designar professores contratados para a satisfação de necessidades excepcionais e temporárias do Estado de Alagoas.

A pasta tem 10 dias para enviar uma resposta à Promotoria de Justiça sobre o acolhimento ou não das sugestões apresentadas.

“A ausência de observância das medidas enunciadas impulsionará o Ministério Público do Estado de Alagoas a adotar as providências judiciais e extrajudiciais necessárias para garantir a prevalência das normas elencadas na presente recomendação”, destacou a promotora, na publicação feita no Diário Oficial Eletrônico do MPAL.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas