Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

MP-AL abre inquérito civil para apurar irregularidades em licitações na cidade de Penedo

Gazetaweb mostrou a estreita relação entre os filhos do prefeito de Penedo e os sócios de uma empresa contratada para obras na cidade

Após matéria da Gazetaweb, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) instaurou, nesta terça-feira (16), um Inquérito Civil Público para apurar a denúncia de supostas irregularidades em processos licitatórios realizados por servidores públicos e agentes políticos no Município de Penedo. A Gazetaweb mostrou a estreita relação entre os filhos do prefeito de Penedo e os sócios de uma empresa contratada para obras na cidade.

De acordo com a denúncia, foram narradas possíveis fraudes em licitações, fatos que teriam o envolvimento de servidores, de agentes públicos e de empresários do ramo da construção civil. A representação traz indícios de que os processos licitatórios, que totalizam valores superiores a R$ 11 milhões, foram direcionados no sentido de proporcionar o favorecimento pessoal do prefeito de Penedo, sua família e grupo de amigos.

Na Portaria, o MPAL destaca alguns dispositivos legais que embasaram o Inquérito Civil Público, a exemplo do artigo 19, da Lei 9.784, de 1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. No referido trecho, a Lei fala sobre o dever de comunicar à autoridade competente em casos de impedimento para a participação de processos administrativos de um modo geral.

Artigos Relacionados

“A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar”, consta no artigo 19 da referida lei, que traz ainda que a omissão do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares.

A portaria do Ministério Público também traz o posicionamento pacífico do Tribunal de Contas da União (TCU) no sentido de que a Administração Pública não pode contratar empresas que possuam vínculo de parentesco com servidor do órgão licitante.

A partir dessas premissas, o documento emitido pelo MPAL determina que se oficie a Prefeitura Municipal de Penedo, a pregoeira e a presidente da Comissão Permanente de Licitação (Copel) do Município, requisitando-se o envio de informações e documentos pertinentes.

O OUTRO LADO

Por meio de nota, a Prefeitura de Penedo informou que a empresa RNS presta seus serviços ao município desde 2018, sempre por meio dos devidos procedimentos estabelecidos na forma de lei e com o devido acompanhamento dos órgãos de controle da administração municipal.

“Por meio de Tomada de Preços realizada em 2017, ainda na antiga gestão, a RNS tornou-se responsável por construir a quadra poliesportiva da Escola Municipal Manoel Soares de Melo. Desde então, a RNS concorre em processos de licitação lançados pelo município, assim como outras empresas. A Prefeitura de Penedo informa ainda que, entre o início de 2021 até o final de julho do ano em curso, realizou mais de 200 procedimentos licitatórios, sendo a RNS vencedora em quatro contratos e uma ata de registro de preços”, diz trecho da nota.

Sobre a Superintendente de Compras e Licitações da Prefeitura de Penedo, Sara Lisboa, a prefeitura destacou a qualificação dela e que foi escolhida para ocupar cargo extremamente técnico por seu mérito profissional, sendo “mera” coincidência ser cunhada de um dos sócios da RNS.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas