Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Movimento Brasil Livre pede impeachment de Lewandowski

Grupo diz que ele violou lei em votação de impeachment de Dilma Rousseff. Assessoria do STF disse que o presidente da Corte não irá se manifestar

Um representante do grupo Movimento Brasil Livre (MBL), protocolou nesta terça-feira (6) na Secretaria-Geral da Mesa do Senado um pedido de impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski.

Lewandowski deixará a presidência do STF na próxima segunda-feira (12) e será substituído pela ministra Cármen Lúcia. Procurado pelo G1, o ministro disse, via assessoria, que não irá se manifestar sobre o pedido.

Leia também

O ministro conduziu as sessões do julgamento final do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff no Senado. A votação resultou na perda do mandato da petista, mas os senadores mantiveram a habilitação de Dilma para assumir cargos públicos.

O MBL, que defendeu o impeachment da ex-presidente, acusa Lewandowski de ter cometido crime de responsabilidade por aceitar o fatiamento da votação do impeachment.

De acordo com o coordenador nacional do grupo, Fernando Silva Bispo, o presidente do STF não seguiu a Constituição quando permitiu que a votação do impedimento da petista fosse divida em duas partes: uma referente à perda de mandato e outra sobre a possibilidade de Dilma assumir funções públicas.

"O MBL quando viu que a última votação foi fatiada e o presidente do Supremo Tribunal Federal que presidia aquela sessão resolveu fatiar o artigo 52 da Constituição Federal, nós vimos que ali havia uma afronta a Carta Magna brasileira [...] O principal responsável por isso é o ministro Ricardo Lewandowski, que, segundo senadores, já sabia do pedido de destaque dias antes e agiu com irresponsabilidade, cometendo um crime", explicou Bispo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas