O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins recebeu, na noite desta segunda-feira (19), o título de Cidadão Honorário do Paraná. A homenagem, proposta pelo deputado Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais.
Martins, que nasceu em Maceió/AL, é ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (gestão 2020-2022) e completou 18 anos de atuação na corte. Para Traiano, o alagoano é um exemplo a ser seguido.
Leia também
"É ele próprio o exemplo de conduta, dedicação e persistência. O senhor, prezado Ministro, é um grande exemplo. Exemplo que primeiro nos desafia a sermos relevantes no que fazemos e a acrescentar valor para a sociedade. Exemplo que, depois de nos desafiar, nos inspira, pois podemos fazer a diferença para nossa comunidade e para o Brasil", afirmou ele sobre o ministro.
O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do TJ-PR, elogiou a conduta do ministro alagoano em seus julgamentos, bem como sua trajetória no judiciário.
“Alguém que tem a sensibilidade humana para compreender as vicissitudes. Eu nunca vi o ministro Humberto, em qualquer de seus julgamentos, adotar uma postura que não fosse de compaixão. Julgávamos nossos semelhantes; seus erros no Conselho Nacional de Justiça eram apontados sempre com muita sensibilidade”, salientou.
O ministro alagoano, agora também cidadão do Paraná, disse que receber a homenagem foi uma das grandes conquistas de sua vida. Ele agradeceu pela escolha e salientou o carinho que tem pelo estado.
"O proprietário do poder é o cidadão. A cidadania em primeiro lugar. Somos apenas, como ministros, servidores públicos, servidores para servir ao Brasil, com um judiciário rápido, eficiente e de qualidade. Um judiciário que possa estar de portas abertas para o cidadão brasileiro. Esse é o Brasil. Essa deve ser a tônica dos três poderes", iniciou.
Martins salientou que o Brasil fica em primeiro lugar e é necessário estar sempre aberto ao entendimento, pensando em promover instituições fortes e em favor dos cidadãos do país, com inclusão e transparência, assegurando a manutenção da paz e o respeito aos direitos humanos e à dignidade da pessoa humana.
"O Paraná trabalha para o cidadão do Brasil. É exemplo de trabalho, desenvolvimento e prosperidade. Penso que o mundo precisa de pessoas abertas à integração. Tenho certeza de que estamos todos comprometidos com o mesmo ideal, com as pessoas e com o Brasil. Somos homens e mulheres juntos na construção de um mundo melhor, baseados no estado democrático de direito, porque entendemos que é uma base para o desenvolvimento humano e sustentável. O sentimento é de honra por ser cidadão paranaense, dessa terra de persistentes trabalhadores e trabalhadoras. Sim ao amor. Somos contrários ao ódio. Somos pela paz, somos contra a guerra", discursou.
O ministro Humberto Eustáquio Soares Martins nasceu no município de Maceió, estado de Alagoas, em 7 de outubro de 1956, filho de José Martins Filho e Dalva Soares Martins, e, aos 16 anos, começou a trabalhar no meio da advocacia.
Em 2006, foi nomeado pelo Presidente da República para o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça, a partir de uma lista tríplice votada pelos membros do STJ para a vaga destinada a um membro de tribunal estadual. O Dr. Humberto Martins ocupou a presidência do Superior Tribunal de Justiça, do Conselho de Administração do STJ e do Conselho da Justiça Federal entre os anos de 2020 e 2022.