Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Rodrigo e ministra Margareth entregam 1º CEU das Artes de AL em solenidade

Novo equipamento cultural no Benedito Bentes promete atender mais de mil crianças por dia


				Rodrigo e ministra Margareth entregam 1º CEU das Artes de AL em solenidade
Ministra Margareth Menezes entrega primeiro CEU das Artes de Alagoas em solenidade sem JHC. Reprodução

O bairro do Benedito Bentes, em Maceió, foi palco, nesta terça-feira (8), da entrega do primeiro CEU das Artes de Alagoas - o chamado Parque Biblioteca - localizado no Conjunto Frei Damião. A solenidade contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, mas teve uma ausência notável: a do prefeito JHC (PL), que havia sido anunciado como participante da cerimônia pela própria assessoria da Prefeitura de Maceió.

Com estrutura moderna e multifuncional, o espaço atenderá mais de 1.000 crianças diariamente com atividades que vão de robótica e música a skate, capoeira, leitura e cinema.

Leia também

Durante a inauguração, a ministra Margareth Menezes destacou a importância social e transformadora do novo equipamento cultural. “É uma devolutiva para a população. Cultura e arte geram emprego, renda e oportunidades, principalmente para as novas gerações. Esse é um espaço que vai impactar positivamente a comunidade”, afirmou a chefe da pasta da Cultura.

Segundo a ministra, outros seis CEUs da Cultura estão previstos para Alagoas, com obras já confirmadas para os municípios de Arapiraca, Pilar, Rio Largo, Santana do Ipanema, e nos bairros do Jacintinho e Benedito Bentes, em Maceió. “Esse é o CEU número 298 do país, e há mais por vir. É um momento de grande transformação para o nosso povo”, completou.

Representando o Ministério da Cultura em Alagoas, Pedro Verdinho ressaltou que o investimento na cultura do Estado tem se ampliado significativamente. “Somados os recursos da Lei Paulo Gustavo, da Política Nacional Aldir Blanc e da futura Lei Rouanet Nordeste, são R$ 184,1 milhões destinados à cultura alagoana. Isso nunca aconteceu antes”, frisou.


				Rodrigo e ministra Margareth entregam 1º CEU das Artes de AL em solenidade
1º CEU das Artes de AL. Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

Coube ao vice-prefeito Rodrigo Cunha detalhar a estrutura do novo centro cultural, um prédio que estava abandonado e foi requalificado com investimento superior a R$ 7,3 milhões. “Esse equipamento é um símbolo de transformação. Ele vai atender mais de mil crianças por dia, de forma bilíngue, com aulas de inglês, libras, reforço escolar, além de cultura, esporte e tecnologia. Será um polo de autoestima e pertencimento para nossas crianças e famílias”, disse.

Com biblioteca física e digital equipada com kindles, espaços maker com impressora 3D, auditório, áreas recreativas e laboratórios de inovação, o novo CEU também contará com atividades aos fins de semana por meio do Programa Escola Aberta, promovendo oficinas culturais e de geração de renda para a comunidade.

A entrega do Parque Biblioteca simboliza também um momento de reaproximação entre o município e o Governo Federal. “A parceria com o Ministério da Cultura é muito bem-vinda. Precisamos bater em todas as portas para atrair recursos e multiplicar os casos de sucesso como este”, pontuou Cunha.

SEM JHC

A ausência do gestor municipal, que enviou o vice-prefeito Rodrigo Cunha (Podemos) para representá-lo, chamou a atenção da imprensa local e de bastidores políticos. Considerado bem avaliado na capital, JHC é cotado como pré-candidato ao governo do Estado ou ao Senado Federal em 2026, mas tem mantido postura reclusa nos últimos meses, distante dos holofotes e entrevistas.

Fontes próximas ao gestor indicam que sua decisão política para o próximo pleito pode estar condicionada à eventual nomeação de sua tia, a procuradora de Justiça Marluce Caldas, ao cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela compõe a lista tríplice enviada ao presidente Lula em outubro de 2023.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X