Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Maratona de Cirurgias opera mais de 4.200 mil alagoanos

Iniciado em junho, programa do governo de Alagoas já contemplou moradores do Sertão, Agreste, Grande Maceió, Litoral e Zona da Mata

Em sua 13ª edição, a Maratona de Cirurgias, programa criado pelo governador de Alagoas para reduzir a fila de procedimentos cirúrgicos acumulados durante a pandemia do novo coronavírus, ultrapassou a soma de 4.200 procedimentos, garantindo o tratamento de saúde esperado por esses alagoanos.

Isso é quase a metade da demanda reprimida, desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a situação de pandemia, o que levoi o Ministério da Saúde (MS) a determinar, em março de 2020, que todos os estados brasileiros concentrassem seus esforços para atender às pessoas acometidas pela Covid-19 e, consequentemente, adiassem as cirurgias eletivas, realizando apenas os procedimentos emergenciais.

Leia também

Dois anos e três meses depois, a fila de espera por cirurgias já ultrapassava o quantitativo de 10 mil pessoas em Alagoas, o que levou o Governo do Estado alavancar, em junho deste ano, o programa. Até agora, 7.857 procedimentos foram agendados, dos quais, 4.260 já foram realizados, nesses cinco meses de execução.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o programa foi iniciado tão logo ocorreu a queda sistemática do número de casos confirmados da doença pandêmica e da redução vertiginosa da ocupação hospitalar. Com a retomada das cirurgias eletivas, milhares de alagoanos que aguardavam por um procedimento cirúrgico conseguiram realizá-los.

Luz no túnel

Entre os alagoanos beneficiados está a dona de casa Claudenice Ribeiro, de 29 anos. Natural de Maceió, ela reside no bairro Benedito Bentes, no Conjunto Cidade Sorriso, e desde o começo da pandemia do novo coronavírus, sofria com as dores causadas por pedras na vesícula. Após procurar atendimento na rede municipal de saúde, conseguiu uma consulta médica e chegou até a fazer um exame de ultrassom do abdômen total, mas não foi operada.

Em setembro deste ano, ela foi contemplada pelo Programa Maratona de Cirurgias e após realizar todos os exames necessários, foi operada no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), na capital alagoana. Após dois meses e meio do procedimento cirúrgico, Claudenice Ribeiro já passou pela consulta de revisão e ouviu do médico que o problema foi solucionado. A prova está em seu sorriso, após passar mais de dois anos com dores diárias, muita angústia, sensação de incerteza e ter que transparecer que estava tudo normal, para não deixar os filhos preocupados.

Sem dores e com um sorriso largo no rosto, Claudenice Ribeiro anda de bicicleta diariamente para levar os filhos à escola. Evangélica, ela divide o tempo em cuidar dos afazeres domésticos, dedicar-se ao marido, educar os filhos e participar das atividades em sua igreja. “Tenham fé e esperança, assim como eu tive. Quem já passou pela triagem, não se angustie, porque a hora de fazer a cirurgia vai chegar. Deus é o Senhor do impossível e, se Ele iluminou o povo da saúde para fazer o Programa Maratona de Cirurgias, não tenham dúvidas que Ele, como Senhor Onipotente, viu neste caminho o fim da dor para muitas pessoas necessitadas”, disse, em tom profético.

Exames e Consultas

Além dos procedimentos cirúrgicos, os alagoanos contemplados pelo Programa Maratona de Cirurgias são beneficiados com consultas especializadas, como ortopedistas, cirurgiões gerais, ginecologistas e oftalmologistas, além de serem submetidos a exames de diagnóstico.

Conforme dados da Sesau, desde 21 de junho até esta sexta-feira (2), já foram realizadas 12.823 consultas e 34.105 exames de diagnóstico. Além de cirurgias ortopédicas, de fimose, lipoma, oftalmológicas, ginecológicas, de hernioplastia incisional, de extirpação de lesão de pele e tecido subcutâneo, também estão sendo assegurados procedimentos de retirada do útero, supressão da vesícula, de hérnia umbilical, exérese de pólipo e hidrocele. Com relação aos exames, além dos laboratoriais, por meio da coleta de amostras de sangue, são garantidos raios-x, ultrassom e eletrocardiograma.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o programa foi a alternativa ágil que o Governo do Estado encontrou para zerar a fila de espera por milhares de procedimentos cirúrgicos represados. Para isso, foram solicitados aos municípios um levantamento da demanda reprimida por cirurgias eletivas, visando diagnosticar a situação e ter um panorama geral para planejar e executar a iniciativa.

“Assim como ocorreu em todo o Brasil, os leitos hospitalares de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e de Enfermaria ficaram exclusivos para atender as pessoas acometidas pela Covid-19, no evento sanitário que ficou caracterizado como a maior emergência em saúde pública da história mundial, segundo atesta a OMS [Organização Mundial de Saúde]. Por isso, as cirurgias eletivas foram adiadas e se avolumaram, mas, ao assumir a Sesau, em maio deste ano, nossa equipe fez um planejamento e começamos a executá-lo, sempre com foco na humanização”, ressaltou o gestor da saúde estadual.

13ª Edição

E não foram apenas os moradores da capital alagoana que receberam o Programa Maratona de Cirurgias. A ação começou, inclusive, pelo Sertão, passou pelo Agreste, pela Zona da Mata, Litoral e chegou à Maceió. Com isso, já foram realizadas 13 edições, das quais seis ocorreram na Capital, duas em Arapiraca e as outras cinco em Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Palmeira dos Índios e União dos Palmares, cada um deles contemplado com uma edição.

Ainda de acordo com a Sesau, até esta sexta-feira (2), das 4.260 cirurgias realizadas, 700 ocorreram em Santana do Ipanema, no Hospital Clodolfo Rodrigues; e 1.482 em Maceió, sendo 762 no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e 720 no Hospital da Mulher (HM). Também foram realizadas 899 cirurgias em Delmiro Gouveia, no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS); 530 em Porto Calvo, no Hospital Regional do Norte (HRN); 426 em União dos Palmares, no Hospital Regional da Mata (HRM); e 200 em Palmeira dos Índios, no Hospital Regional Santa Rita (HRSR) e 23 em Arapiraca, no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas