Mais de um milhão de alagoanos (1.032.611) já utilizam o aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral para acessar a via digital do título e outras informações e serviços eleitorais, como o seu local de votação, certidões eleitorais, inscrição como mesário e justificativa de ausência às urnas. O App pode ser instalado em smartphones e tablets.
Lançado pela Justiça Eleitoral em 2018, entre as principais características do e-Título estão a praticidade, a agilidade e a segurança. O aplicativo possibilita que a pessoa acesse pelo celular ou tablet todas as suas informações individuais cadastradas. O aplicativo pode ser baixado em qualquer plataforma (Android e iOS) e está disponível para download no Google Play e na App Store. Para utilizar o e-Título, o eleitor deve inserir o número do CPF ou do título de eleitor, nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento e seguir os passos indicados.
Leia também
As novidades da última versão do aplicativo incluem uma central de notificações para eleitores, a volta da foto da usuária ou usuário e a possibilidade de justificar a ausência a uma eleição no mesmo dia da votação. O app dispõe, ainda, de funcionalidades voltadas para pessoas cegas, além de trazer algumas informações sobre o acesso e as condições da seção eleitoral.
Com o e-Título, é possível emitir a guia de pagamento dos débitos mais comuns com a Justiça Eleitoral. Após liquidar a dívida, deve-se proceder como de costume para comprovar a quitação do débito. Lá também é possível emitir as certidões de quitação e de crimes eleitorais, além de consultar os locais de votação.
Caso a pessoa esteja fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição, pode justificar a ausência às urnas diretamente do e-Título. Além da geração da Guia de Recolhimento da União (GRU) para a quitação de multas, agora há a opção de pagamento por PIX dentro do aplicativo e a geração do arquivo em formato PDF para a impressão do título eleitoral, no modelo tradicional, ou seja, sem foto.
*Com assessoria