Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Maioria do TCE aprova contas de Vilela e MP de Contas diz que vai recorrer

Assunto foi votado no pleno nesta segunda-feira, com quatro votos a um para a aprovação

O Ministério Público de Contas (MPC) vai recorrer da decisão do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE) que aprovou as contas do ex-governador Teotonio Vilela (PSDB) relativas ao exercício financeiro de 2010. O assunto foi votado no pleno nesta segunda-feira (19), com quatro votos a um para a aprovação.

O conselheiro Ancelmo Brito foi o único que optou pela rejeição das contas, acolhendo a tese do MPC. Ele foi vencido, porém, pelos pares, que já tinham adiantado, na última sessão, quando houve um pedido de vistas, que aprovariam os documentos apresentados pelo ex-governador.

Leia também

"Não pretendemos protelar mais essa questão, porque são contas de 2011, cuja analise nesta Corte já vem se arrastando. Porem, não satisfeito, este órgão pretende recorrer da decisão, com todo o respeito a esta casa, para rediscutir questões de ordem", disse o procurador-geral, Rafael Alcantara.

Ele solicitou que seja extraída copia integral da prestação de contas de Teotonio Vilela, "constituída em autos apartados e remetida ao Ministério Público de Contas". Segundo o órgão, há diversas irregularidades apontadas nos pareceres do TCE, principalmente quanto ao descumprimento do limite mínimo aplicado à Educação.

Primeiro julgamento

Na sessão de quarta-feira (14), a Maria Cleide Beserra já havia emitido parecer prévio no sentido de aprovar as contas do ex-governador com algumas ressalvas e recomendações. Dentre elas, maior empenho do governo estadual para reduzir o estoque da dívida ativa, adoção de medidas para o combate da evasão e que se faça constar no Balanço Geral informações referentes à quantidade e valores de ações ajuizadas.

Como Teotônio Vilela Filho não é mais governador, o procurador-geral do MP de Contas solicitou que as recomendações feitas também sejam entregues, oficialmente, ao chefe do Poder Executivo Alagoas, Renan Filho (PMDB), para que sejam seguidas a partir do próximo exercício financeiro, no sentido de evitar problemas semelhantes.

O conselheiro Anselmo Brito pediu vistas no processo, mas, mesmo assim, Fernando Toledo, Rosa Albuquerque e Alberto Pires anteciparam seus votos no sentido de acompanhar a relatora.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas