Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Lula faz 1ª viagem à Europa deste ano, rumo à Suíça e Itália

Última viagem do presidente Lula ao continente europeu ocorreu em dezembro, quando ele visitou a Alemanha


				
					Lula faz 1ª viagem à Europa deste ano, rumo à Suíça e Itália
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma as viagens à Europa após seis meses da visita à Alemanha, em dezembro do ano passado. Desde o início do ano, o titular do Planalto tem focado em agendas no interior do país e nas relações com os vizinhos, em busca de unir o chamado “sul global”.

Agora, Lula emendará visitas a Genebra, na Suíça, para uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e a Borgo Egnazia, na Itália, na cúpula dos líderes do G7. O grupo reúne as sete maiores economias do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Leia também

Na ocasião, o presidente fará reuniões bilaterais com chefes de Estado de outros países. Estão confirmados no encontro os líderes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Lula chega à Suíça na quinta-feira, 13 de junho, para participar da sessão de abertura da 112ª Conferência Internacional do Trabalho. Já nos dias 14 e 15, o chefe do Executivo vai à cúpula do G7.

A última viagem do chefe do Executivo à Europa foi em dezembro, logo após participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes. Na volta, ele prometeu diminuir as idas ao exterior, em 2024, e focar em agendas internas para conversar com prefeitos e fiscalizar obras.

Agenda internacional

Em ano de eleições municipais, o presidente tem priorizado as pautas domésticas e realizou menos viagens internacionais ao decorrer de 2024.

Lula passou pelo Egito e pela Etiópia em fevereiro e, no fim do mês, viajou para São Vicente e Granadinas e também para a Guiana. Em abril, o chefe do Executivo visitou a Colômbia.

Neste ano, o presidente tem recebido líderes internacionais em Brasília. Em fevereiro, esteve com Pedro Sánchez, presidente de governo da Espanha; em março, com Emmanuel Macron, presidente da França; em maio, com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente do Benim, Patrice Talon; em junho, com o presidente da Croácia, Zoran Milanović.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas